Os representantes das escolas municipais e estaduais de Viçosa se reuniram na de ontem (24) para planejarem o processo de Cadastramento Escolar 2019. O período de cadastro para aqueles que irão ingressar no ensino fundamental na rede pública em 2019 será entre os dias 11 e 22 de junho e deverá ser feito online.
O processo de cadastramento é unificado para a rede municipal e estadual de ensino. Durante a manhã foi discutida a Resolução Nº 3.765 da Secretaria de Estado de Educação que estabelece normas para a realização do cadastro escolar em 2018.
De acordo com a secretária de Educação de Viçosa, Ana Monteiro, o Cadastramento Escolar é uma importante etapa para o processo de organização da educação e do transporte escolar do município. "Com o zoneamento, é possível distribuir da melhor forma os alunos, garantindo assim que eles estudem o mais próximo possível de suas residências e permitindo um uso mais racional do transporte escolar do município", ressalta Ana.
O cadastro estará aberto para crianças de 6 anos completos ou que irão completar essa idade até 30 de junho de 2019; para candidatos ao curso de Educação de Jovens e Adultos (EJA) e para alunos vindos de outras localidades ou transferidos de escolas particulares, o cadastramento deverá ser feito por meio do preenchimento de um formulário no site www.educacao.mg.gov.br.
A chefe do departamento de Transporte e Cadastro Escolar, Daniele Soares Guimarães Cardoso, informa que o processo de cadastramento é diferente da matrícula. "O cadastro escolar é para que os responsáveis garantam a vaga em uma escola próxima a sua residência para o próximo ano. Meses depois divulgamos o resultado em que informa onde o aluno será alocado e em dezembro será feita a matricula, finalizando esse processo",