O Prefeito Ângelo Chequer, por meio do decreto nº 5.213/2018, declarou situação de emergência em Viçosa. O motivo é a paralisação nacional dos caminhoneiros que afeta o abastecimento de materiais para todos os setores. A publicação declara situação de emergência pelo prazo de quinze dias a contar a partir de segunda-feira (28) e determina a priorização de serviços básicos.
Desde a última quarta-feira a superintendência de Gestão Pública e Governança vem realizando reuniões com o departamento de Gestão de Frotas, as secretarias de Obras, Saúde, Educação, Agropecuária e a Diretoria de Limpeza do SAAE para definir ações e estratégias que permitam o funcionamento dos serviços essenciais em função da greve nacional de caminhoneiros.
A prefeitura está monitorando e avaliando a situação e qualquer alteração na realização destes serviços será comunicada à população. Confira como será o funcionamento dos principais serviços públicos neste início de semana em Viçosa:
ÔNIBUS E TRANSPORTE ESCOLAR
A empresa operadora do transporte coletivo urbano informou à prefeitura que está racionalizando o uso da frota e que possui combustível suficiente para garantir o funcionamento até quarta-feira (30). Como medida de contingenciamento a empresa retirou de circulação os ônibus de reforço e prioriza as viagens nos horários de pico e de maior concentração de passageiros nos pontos.
Com a medida, o transporte até a escola está garantido nesta semana para os mais de 2 mil alunos das redes municipal e estadual que utilizam o sistema de bilhetagem eletrônica do transporte coletivo. Os alunos que utilizam o transporte rural, feito com vans terceirizadas e micro-ônibus da frota própria, também tem o transporte garantido até quarta-feira (30).
ESCOLAS E MERENDA ESCOLAR
As aulas nas escolas municipais ocorrem normalmente nesta segunda-feira (28). A secretaria de Educação deve definir nesta segunda-feira como será o funcionamento da rede no restante da semana. Alguns itens perecíveis começaram a falta no centro de distribuição da merenda escolar, como carne e frango, mas as escolas estão abastecidas para o oferecimento normal das refeições nesta semana.
ATENÇÃO BÁSICA, MEDICAMENTOS E CIRURGIAS
Alguns insumos básicos começaram a faltar nas Unidades Básicas de Saúde (UBS), que oferecem somente atendimento básico nesta semana. Já as farmácias de distribuição gratuita de medicamentos possuem estoque para os próximos três meses e funcionam normalmente nesta semana.
A secretaria de Saúde informa que o Hospital São Sebastião (HSS) suspendeu todas as cirurgias eletivas dos pacientes de toda a microrregião de Viçosa agendadas para esta semana. A medida é uma precaução para garantir a reserva de materiais essenciais para os serviços de urgência e emergência.
TRANSPORTES EM SAÚDE
O serviço de transporte em Saúde está priorizando as viagens de pacientes em tratamento de câncer em outros municípios e de pacientes que dependem de transporte interno para procedimentos de hemodiálise. A frota do Município foi abastecida e vai atender prioritariamente as viagens desses pacientes para Muriaé, Juiz de Fora e Belo Horizonte.
Os demais pacientes que possuem procedimentos a serem realizados em outros municípios estão sendo orientados a reagendar ou, na impossibilidade de adiamento, devem comunicar à secretaria de Saúde, que vai providenciar passagens em ônibus interurbanos.
FORNECIMENTO DE ÁGUA TRATADA
O Serviço Autônomo de Água e Esgoto (SAAE) informa que a empresa fornecedora dos produtos químicos para o tratamento de água não tem prazo definido para prover os produtos, o que pode ocasionar uma paralisação total do abastecimento de água na cidade. Para evitar maiores transtornos, o SAAE inicia nesta segunda-feira (28) o racionamento de água em toda a cidade. O racionamento de água será de 24 horas, ocorrendo em dois dias não consecutivos na semana, sempre iniciando às 14h. Veja escala abaixo:
COLETA DE LIXO
O SAAE, também responsável pela coleta e destinação de resíduos sólidos, conseguiu adquirir combustível para a manutenção do serviço até sexta-feira (01/06). A coleta seletiva e as operações cata-treco também continuam normalmente.
OBRAS E MANUTENÇÕES
A secretaria de Obras suspendeu as atividades de manutenção de vias e logradouros e as obras terceirizadas foram suspensas devido à impossibilidade de entrega de materiais. As máquinas agrícolas que prestavam apoio a produtores e faziam manutenção de estradas foram retiradas de circulação. O SAAE interrompeu os serviços de novas ligações de água e prioriza o uso da frota em atendimento de ocorrências urgentes. O uso de toda a frota do Município está contingenciada para priorizar a continuidade do funcionamento dos transportes em saúde e educação.