O programa Ilumina Viçosa surgiu em 2016, coordenado pela Secretaria de de Obras e Serviços Urbanos com suporte da Superintendência de Gestão Pública e Governança com o intuito de promover a melhoria na iluminação pública viçosense. Através de um contrato com o Consórcio Intermunicipal Multissetorial do Vale do Piranga (CIMVALPI) três etapas de melhorias na iluminação já foram implementadas na cidade.
Agora, começando pela rua Leonor de Oliveira, no bairro Cidade Nova. O projeto Ilumina Viçosa vai iniciar sua quarta etapa. Por meio do rateio com o CIMVALPI , melhorias serão aplicadas para expandir a rede de iluminação da cidade. Nesta nova etapa, a proposta é beneficiar 44 em locais em comunidades rurais e urbanas.
O contrato prevê a execução de serviços de construção de extensão de redes elétricas públicas, ampliação e modificação das redes de iluminação pública, promovendo uma maior abrangência de distribuição de energia elétrica para os espaços rurais e urbanos de Viçosa. Segundo a prefeitura, serão gastos um total de R$ 1.187.928, 38 na elaboração desta etapa do projeto, repassados pela CEMIG por meio da cobrança de Contribuição para Custeio do Serviço de Iluminação Pública (Cosip).
O superintende de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan Leme destaca que nesta etapa o programa privilegia principalmente a área rural, atendendo as reivindicações. "Nessa quarta fase do programa, vamos dar continuidade à ampliação da iluminação pública pela cidade e a modernização da rede em alguns pontos estratégicos, garantindo que os moradores tenham mais segurança e possam transitar com mais tranquilidade", explica.
Os locais beneficiados serão: