Começa hoje, dia 20, as convenções partidárias para definir os candidatos da república nas eleições deste ano. Segundo o calendário eleitoral desse ano, os partidos tem até o dia 5 de agosto para definir os candidatos a vice-presidência, governador, vice, senador e deputados.
O primeiro turno da eleição está marcado marcado para o dia 7 de outubro e o segundo dia 28. Alguns pré-candidatos já lançados pelos partidos foram: Luiz Inácio Lula da Silva (PT), Geraldo Alckmin (PSDB), Henrique Meirelles (MDB), Guilherme Boulos (PSOL), Manuela D'Ávila (PCdoB), Jair Bolsonaro (PSL), Marina Silva (Rede), Ciro Gomes (PDT), Rodrigo Maia (DEM).
Começa hoje e vai até o dia 5 de agosto o prazo para convenções partidárias. A partir de agora, é assegurado direito de resposta a candidatos e partidos atingidos por afirmação inverídica, caluniosa, difamatória ou injuriosa. Será permitida a formalização de contratos com instalação física e virtual de comitês de candidatos e partidos que já tenham realizado convenção. Além disso, as pesquisas têm de incluir os nomes de todos os candidatos cujas candidaturas estejam registradas.
Os candidatos devem ser registrados até o dia 15 de agosto, pois no dia 16 já começa a propaganda eleitoral. Além disso, as empresas estão proibidas de fazer doações para campanhas eleitorais. Somente poderão fazer doações, as pessoas físicas. A partir disso, o Congresso Nacional aprovou, e o presidente Michel Temer sancionou, a criação de um fundo eleitoral, abastecido com dinheiro público, que destinará 1,7 bilhão para os partidos.