COMEÇA HOJE A SEMANA MUNDIAL DO ALEITAMENTO MATERNO
1 de agosto de 2018

Promovida entre os dias 1 à 7 de agosto, em mais de 120 países pelo mundo, a Semana Mundial do Aleitamento Materno destaca os benefícios que o leite materno traz para a saúde do bebê. Médicos e especialistas apontam a extrema importância do aleitamento materno para a saúde do bebê ao longo da vida. Este é um grande movimento de incentivo à amamentação, algo que pode ser bastante desafiador para algumas mães, justamente numa fase delicada da maternidade, quando ainda se adapta à nova rotina e se recupera da gestação e do parto.

O leite materno é o melhor alimento que um bebê pode receber e os benefícios do aleitamento materno são inúmeros. Estudos mostram que o impacto da amamentação na primeira infância continua ao longo da vida adulta, influenciando, positivamente, em fatores como a tendência à obesidade. Já para as mulheres, amamentar pode reduzir o risco de câncer no ovário e nas próprias mamas.

O Ministério da Saúde recomenda a amamentação até os dois anos de idade ou mais, e que nos primeiros 6 meses, o bebê receba somente leite materno, sem necessidade de sucos, chás, água e outros alimentos. Quanto mais tempo o bebê mamar no peito, melhor para ele e para a mãe. Depois dos 6 meses, a amamentação deve ser complementada com outros alimentos saudáveis e de hábitos da família.

Amamentar é muito mais do que nutrir a criança. É um processo que envolve interação profunda entre mãe e filho, com repercussões no estado nutricional da criança, em sua habilidade de se defender de infecções, em sua fisiologia e no seu desenvolvimento cognitivo e emocional.

Fonte: Ministério da Saúde.

publicidade

publicidade

publicidade