PROGRAMA “CONSTRUINDO A LIBERDADE” PROMOVE PAVIMENTAÇÃO EM VÁRIAS RUAS DE VIÇOSA
7 de agosto de 2018

O programa Construindo a Liberdade, foi criado em 2016 e  trata-se de uma fábrica de pré-moldados localizada dentro do presídio de Viçosa, que utiliza mão de obra de detentos em regime fechado. Aqueles que trabalham na fábrica recebem um valor equivalente a 3\4 de salário mínimo por 20 dias trabalhados e têm o benefício de remissão da pena, sendo um dia de redução a cada três dias de trabalho.

Desde outubro de 2016, quando a produção dos pré-moldados teve início, aproximadamente 177 mil bloquetes foram utilizados em obras de pavimentação em 17 vias da cidade. A fábrica opera com uma capacidade de 1500 bloquetes por dia e, além destes materiais, também são produzidos meios-fios e pavies, peças também utilizadas em calçamentos.

A iniciativa tem apresentado uma economia de 25% para a prefeitura e já viabilizou cerca de 11 mil metros quadrados de pavimentação distribuídos em diversos bairros da cidade.  Este ano, foram pavimentadas a Travessa João Lino, no bairro Novo Silvestre; a Travessa Maria Marciano Pinheiro, no bairro de Fátima e rua Vasco da Gama, no bairro João Braz.

Todas ao pavimentações foram concluídas utilizando os materiais produzidos no presídio. Além destas, duas obras estão em execução no bairro Laranjal e no centro da cidade e outras 12 vias fazem parte do cronograma para 2018. A previsão é de que  214 mil bloquetes sejam produzidos para realizar estas obras.

Travessa João Lino, bairro Novo Silvestre (antes e depois da pavimentação com bloquetes).

publicidade

publicidade

publicidade