DIA MUNDIAL DA LIMPEZA TERÁ AÇÃO EM VIÇOSA NO DIA 15 DE SETEMBRO
5 de setembro de 2018

O Dia Mundial de Limpeza é uma ação que irá mobilizar mais de 140 países, através de voluntários, para a limpeza de suas cidades, bairros, praias, praças e parques. Acontece no dia 15 de setembro e simboliza a necessidade de conscientização da sociedade para o problema maior do descarte irregular de resíduos sólidos urbanos.

Em Viçosa a ação, que conta com o apoio da Casa do Empresário, será na Praça Bueno Brandão, no dia 15, com o recolhimento de equipamentos eletroeletrônicos dos mais diversos tipos no período de 9h às 12h.

São equipamentos como TVs, servidores, desktop, laptops, tablets, rack's , centrais telefônicas, celulares e demais aparelhos de telefonia, impressoras, monitores (se CRT com cuidados especiais e logística diferenciada), estabilizadores, fios e cabos eletrônicos, fontes, HD, hubs, roteadores, switches, mouses, teclados, placas eletrônicas, pilhas, baterias, toner, cartuchos.

Aos doadores será entregue um ticket para concorrerem ao sorteio de um notebook remakker doado pela Recicladora Urbana. Separe seus resíduos! Divulgue! Voluntarie-se.

Já às 14h será realizada a ação de limpeza dos eletroeletrônicos da Usina de Triagem onde trabalham os membros da ACAMARE – Associação dos Trabalhadores da Usina de Triagem e Reciclagem de Viçosa.

Todas essas ações são voluntárias, mas lembre-se que o Let’s Do It! não é apenas reunir muitas pessoas. É sobre pessoas que querem ver que sua contribuição pode mudar alguma coisa agora. É sobre pessoas que não têm medo de sujar as mãos para ver uma mudança!

 

Saiba como tudo começou:

 

Em 2007, um grupo de pessoas notou que muitas das belas florestas nativas da Estônia estavam sendo usadas como lixeiras para todo tipo de lixo que se possa imaginar. Então arquitetaram um plano ambicioso para mudar esse quadro. Tiveram a ideia de limpar todo o país… em apenas um dia!

Perceberam imediatamente que precisariam de ajuda e um plano muito detalhado. Reuniram algumas pessoas apaixonadas, cresceram rapidamente para 620 voluntários e 500 organizações estonianas parceiras.

Então, começaram a entender a escala dos resíduos ilegais em todo o país. Localizaram e mapearam os locais de lixo ilegal usando a tecnologia e muitos voluntários para entender melhor onde concentrar esforços no grande dia.

Em 3 de maio de 2008, mais de 50.000 pessoas - 4% da população da Estônia - se uniram para limpar 10.000 toneladas de lixo. Em circunstâncias normais, o governo da Estônia teria levado três anos e 22,5 milhões de euros para limpar a mesma quantidade de lixo ilegal.

Fizeram isso por 500.000 Euros e em apenas 5 horas!

 

Um sonho possível

 

Tamanho resultado capturou a imaginação das pessoas em todo o mundo, que foram inspiradas a seguir o mesmo caminho com a mesma ambiciosa fórmula "um país, um dia".

País por país, essa ideia começou a se espalhar. A Lituânia fez a sua limpeza em seguida, depois a Letónia, a Eslovénia, Portugal, Sérvia e muitos mais. Diante desse entusiasmo incrível, nasceu um novo plano ambicioso: vamos agora limpar o mundo inteiro!

Este foi o começo de um movimento cívico global, o Let's Do It! Mundo, que já se espalhou pra mais de 140 países unindo pessoas de todos os cantos do planeta para trabalharem juntas na limpeza do lixo no mundo.

Mas o movimento Let’s Do It! nunca foi puramente sobre a limpeza de lixo. Também trabalha para aumentar a conscientização global e implementar mudanças duradouras para acabar com a epidemia global de resíduos de uma vez por todas.

Como a Estônia celebra seu centésimo aniversário este ano, o Dia Mundial da Limpeza 2018 é o presente do país para o mundo!

Hoje são mais de 20 milhões de voluntários que participam do sonho de um mundo limpo e que se juntam ao movimento Let's Do It! tornando-se uma das atividades cívicas que mais crescem nos tempos modernos. Juntos podemos fazer a diferença!

Saiba mais em:

https://www.limpabrasil.org/projeto/dia-mundial-da-limpeza/

publicidade

publicidade

publicidade