PREFEITURA CONCLUI PONTE DO LARANJAL EM 20 DIAS
6 de setembro de 2018

A Prefeitura de Viçosa tem previsão de 20 dias para liberação da Ponte Laranjal/Cidade Nova aos moradores. A informação é do Superintendente de Gestão e Governança, Luciano Piovesan Leme, que ressaltou a agilidade do trabalho pelo pessoal da Prefeitura, a partir de 20 de agosto último. Neste período, foram executadas a mudança do curso do rio, o aterro das cabeceiras da ponte e os guarda-corpos laterais. Na manhã, desta quarta-feira, foi feita a remoção dos postes para  redefinir o traçado das ruas e, na próxima semana, será feita a concretagem das duas alas de acesso à ponte, último procedimento para a liberação da ponte para o trânsito de veículos e passagem de pedestres.

Quanto a conclusão total dos trabalhos, Piovesan falou que o trabalho consta de arborização, iluminação do local e asfaltamento das ruas Dona Petrolina e José Rodrigues, além da recomposição da vegetação ciliar. Sobre o asfaltamento e iluminação, ele disse que ainda não pode definir a data de conclusão, já que os mesmas serão executados por empresas licitadas para aquele fim.

O Superintendente lembrou ainda que as obras tiveram início em 2016 e previsão de entrega em agosto do ano passado. Tal objetivo não foi atendido, por que a empresa que venceu a licitação para a obra não teve capacidade técnica e financeira para cumprir o contrato. Quanto à licitação, ele afirmou que o Município não tem autoridade para barrar nenhuma empresa durante o processo licitatório, a partir do momento que ela apresentou toda a documentação legal exigida pelo edital e, por isso, às vezes acontecem estes contratempos.

Piovesan disse, por fim, que, o contrato com a empresa venceu em junho último, com 15% da obra ainda a concluir. A seguir, numa reunião na sala da Superintendência, com  titulares das Secretárias de Obras, Agricultura e  e do IPLAN, ficou definida a conclusão da obra pela Prefeitura.

A ponte é uma reivindicação antiga da comunidade, já que a anterior foi destruída pela enchente causada pelas fortes chuvas ocorridas no ano de 2012. Após o ocorrido, moradores instalaram ali uma passagem para pedestre (Pinguela) de madeira, que serviu de passagem por todo esse tempo. A ponte características mais duradouras garantindo maior segurança com relação a futuras ações naturais e, ainda, facilitará o acesso da população às unidades básicas de saúde, escolas e creches do laranjal, Nova, Barrinha e vizinhança.

O custo total da obra foi de 493 mil reais, com recursos provenientes de emenda parlamentar, mediante convênio assinado entre o Município e o Ministério das cidades.

publicidade

publicidade

publicidade