UAES OFERECE ACESSO GRATUITO A 26 TIPOS DE ATENDIMENTOS PARA A POPULAÇÃO
11 de setembro de 2018

A Unidade de Atendimento Especializado em Saúde (UAES), construída através convênio entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV) e os Ministério da Saúde e da Educação, está em funcionamento desde o mês de agosto integrado à rede microrregional do SUS. O terreno onde a UAES foi construída foi cedido pela Prefeitura de Viçosa em 2013 por meio de Termo de Concessão do Direito Real de Uso de Bem Público Municipal.
A Unidade tem capacidade de realizar em média de 800 atendimentos por mês e 54% deles são destinados à população viçosense. Metade do custo de manutenção da UAES é pago pela Prefeitura de Viçosa, totalizando R$ 99.494,98 (noventa e nove mil, quatrocentos e noventa e quatro reais e noventa e oito centavos) de investimento por ano. O repasse é realizado via Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa (CISMIV).
 
Especialidades médicas oferecidas
Com a construção da UAES,  a população de Viçosa e microrregião pode ter acesso gratuito a 26 tipos de atendimento, de três grandes áreas. Na Saúde do Adulto, são ofertadas as especialidades: Clínica Geral; Infectologia; Reumatologia; Ortopedia; Neurologia; Cardiologia; Hematologia; Psiquiatria e Cirurgia. Em Saúde da Criança: Pediatria geral; Gastropediatria; Pneumopediatria; Endócrino Pediatria; Hebiatria (atendimento a adolescentes); Neuropediatria e Psiquiatria infantil. Em Saúde da Mulher: Ginecologia Geral; Mastologia; Climatério; Infertilidade; Pré Natal de Alto Risco; Planejamento Familiar; Ambulatório de DSTs; Ginecologia Infanto-puberal; Ambulatório de Endometriose e dor pélvica e Endócrino Ginecologia.
Como acessar os serviços
Para ter acesso aos serviços oferecidos pela UAES, a população deve ser encaminhada por um médico ou enfermeiro de alguma Unidade Básica de Saúde (UBS). As consultas ou procedimentos solicitados pelas UBSs são agendadas para o mês seguinte. A partir de então o paciente acompanha a solicitação de agendamento na própria Unidade Básica de Saúde e é avisado por um Agente Comunitário de Saúde sobre a data e hora da consulta ou procedimento.
O que mudou
A Unidade de Atendimento Especializado oferece à população serviços que não eram disponibilizados pela rede de saúde de Viçosa, o que gerava a necessidade de transporte dos pacientes para outras cidades. São especialidades viabilizadas pelo funcionamento da UAES: Reumatologia; Neurologia; Hematologia; Gastropediatria; Pneumopediatria; Endócrino Pediatria; Hebiatria (atendimento a adolescentes); Neuropediatria e Psiquiatria infantil; Climatério; Ginecologia Infanto-puberal; Ambulatório de Endometriose e dor pélvica.
Além do acréscimo destes atendimentos, alguns serviços que antes eram oferecidos apenas em algumas Unidades Básicas de Saúde e na Policlínica serão centralizados na UAES, possibilitando que toda a população tenha acesso a eles.
O Secretário de Saúde de Viçosa, Marcus Schitini, destaca que com essas mudanças os pacientes terão um atendimento mais humanizado, uma vez que a necessidade de deslocamento para outros municípios será reduzida e o acesso aos serviços se tornará mais viável.
A UAES fica na rua José dos Santos, no centro de Viçosa, próximo ao Centro Administrativo da Prefeitura.
Fonte: Câmara Municipal de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade