POLICIAIS MILITARES DA 10ª CIA PM IND VIÇOSA, CONCLUEM O CURSO TÁTICO MÓVEL
3 de dezembro de 2018

Aconteceu no dia 30 de novembro de 2018, a solenidade de formatura do curso de Rádio Patrulhamento Tático Móvel – 21º bpm / 4ª rpm, no Horto Florestal, na cidade de Ubá.

No início da década de 80 o policiamento ostensivo geral passou por uma profunda mudança, tendo, dentro outras, a criação da "teoria da malha protetora", cujos objetivos eram o de oferecer uma resposta veloz e eficaz aos problemas de segurança pública.

A partir desta teoria, surge a necessidade de criação de um grupo treinado e apto a cumprir tal missão, grupo este que hoje conhecemos como tático móvel, principal força de manobra do comandante da unidade, as equipes tático móvel possuem como missões:

  • exercer a repressão qualificada ao tráfico de drogas e a posse ilegal de armas;
  • promover ações de enfrentamento às organizações criminosas;
  • atuar em áreas de alta incidência de crimes violentos;
  • cumprir mandados de busca, apreensão e prisão;
  • atuar no recobrimento ao policiamento ordinário;
  • executar escoltas de presos e armas;
  • atuar em operações de controle de distúrbios tático.

Com carga horária de 220 horas/aula, o curso proporcionou o conhecimento de abordagens policiais práticas; atividade física específica; doutrina de emprego; atividade de inteligência; defesa pessoal policial; armamento e equipamento; busca em edificação; conduta de patrulha; escoltas e conduções diversas; gerenciamento de crises; operações de choque tático; instrumento de menor potencial ofensivo; direção ofensiva e defensiva; tiro policial e estágio operacional.

Testados ao limite de suas resistência física, psicológica e técnica, com uma rotina educacional exaustiva, após vinte e seis dias de curso, trinta e cinco chegaram ao final, sendo nove da cidade de viçosa, os quais agora se encontram treinados, preparados e imersos nos valores, conduta e procedimentos inerentes ao serviço tático móvel, estando efetivamente aptos a cumprirem suas missões com excelência.

Como forma de materializar a conclusão do curso, foi feita a aposição do brevê aos formandos. O brevê possui como símbolo uma águia, a qual representa a coragem, a força, a abnegação, a persistência e a dedicação inerentes ao policial militar que se propõe a fazer parte do seleto grupo tático móvel.

Durante a solenidade foram homenageados dois militares sendo o Cb pm Rodrigo Silva Cunha como destaque de mérito intelectual, primeiro colocado do curso, o qual atingiu a maior média e o Cb PM Danilo Alexandre Maria, destaque operacional devido às suas virtudes de superação, rusticidade, dedicação e vibração que apresentou durante o curso, sendo que os dois destaques são da 10ª companhia de Polícia Militar Independente de Viçosa.

3º Sgt PM Alexandre Duarte Bhering; Cb PM Huelson Márcio da Silva; Cb PM Rodrigo Silva Cunha; Cb PM Daniel Celestino de Barros; Vb PM Danilo Alexandre Maria; Sd PM Rafael de Faria Mendonça; Sd PM Felipe Soares G. Carneiro Xavier; Sd PM Emmanuel Pereira de Araújo; Sd PM Wemerson Augusto Duarte.

O Cb Cunha e o Cb Danilo, destaques do curso tático móvel, acompanhados pelo cmt do 21º bpm sediado em Ubá e o cmt da 10ª cia pm ind Viçosa, Major Marcelo Monteiro de Castro Pimentel.

publicidade

publicidade

publicidade