ESCOLAS MUNICIPAIS INCLUEM ENSINO DA HISTÓRIA DE VIÇOSA
6 de dezembro de 2018

As escolas municipais devem incluir o ensino da história de Viçosa no Ensino Fundamental a partir de 2020. O objetivo é colocar em vigor a lei nº 825 de 1991 que dispõe sobre a introdução da disciplina sobre a cidade nos currículos das escolas municipais.

A lei aprovada em 1991 tornava obrigatório a inclusão da disciplina História do Município de Viçosa nas escolas municipais. Com o objetivo de tornar efetiva essa lei, desde 2016 a administração vem discutindo com setores da educação e da cultura a construção desta disciplina. O objetivo da matéria é abordar temas como a vegetação, a cultura e os primeiros habitantes do município.

A Diretora Pedagógica da Secretaria de Educação Fabiana Lima, informou nesta segunda-feira (03), que as escolas municipais irão trabalhar o ensino da história de Viçosa no ano de 2019 como forma de projeto pedagógico no ensino fundamental, que corresponde do 1º ao 9º ano. Enquanto durante o ano, será estruturado as mudanças na matriz curricular;  a construção da metodologia, confecção de material didático especifico e de instrumentos avaliativos e também a aprovação da disciplina pela Superintendência Regional de Ensino. A previsão é que em 2020 todas as escolas municipais tenham uma disciplina com esta temática.

De acordo com o superintendente de Gestão Pública e Governança, Luciano Piovesan resgatar o história da cidade é importante para a formação de cidadãos mais conscientes. "Quando conhecemos a nossa origem, a história de nossas ruas e dos lugares públicos que temos, podemos atuar na preservação desses espaços, sendo cidadãos mais cuidadosos e orgulhosos de nossa cidade", afirma o superintendente.

publicidade

publicidade

publicidade