Após a grande repercussão, o caso do fechamento do Restaurante Universitário (RU) na UFV tomou uma maior proporção.
Agora, a reitora da UFV, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares recebeu um oficio circular com 32 assinaturas de organizações estudantis e mais a assinatura da presidente da Seção Sindical dos Docentes da UFV (Aspuv), a professora Júnia Marise Matos Sousa.
Dentre as assinaturas das organizações estudantis estão presidentes e representantes de Centro Acadêmicos, DCE, empresa juniores, atléticas e entre outros. O oficio é bem sucinto e pede uma transparência da reitora, professora Nilda de Fátima Ferreira Soares. A reitora justifica o fechamento dos Restaurantes Universitários devido à falta de recursos financeiros.
Os estudantes também pedem um diálogo com a reitora e dois pró-reitores, professora Viviani Silva Lírio da Pró-reitoria de Assuntos Comunitários (PCD) e professor Sebastião Tavares de Rezende da Pró-reitoria de Planejamento e Orçamento (PPO).
A PCD informou que auxiliará os estudantes que são moradores de alojamento através de doações feitas por terceiros. Esse auxílio será feito independente da reitoria. Ou seja, através de doações feitas por terceiros que o pró-reitor interino, professor Renato da Silva Pereira, conseguiu para os estudantes moradores de alojamento ou que contam com auxílio moradia. Segundo Renato, os estudantes que contam com auxilio moradia possuem prioridade devido à carência comprovada desses estudantes. A PCD entrará em contato com esses estudantes para que possam retirar as doações.
Segundo a Comissão de Moradia Estudantil (CME) e o Centro Acadêmico de Agronomia (CAAgro), eles reconhecem o esforço, mas destacam que o auxilio é para apenas 29 estudantes enquanto outros 500 estudantes aguardam por algum auxilio. No grupo de 500 estudantes estão alunos que são estagiários voluntários, pós-graduandos que não recebem bolsa e bolsistas de alimentação.
A CME e CAAgro informaram que ocorrerá reuniões hoje com a empresa fornecedora das refeições no RU, a Trigoleve. A CME e o CAAgro também estão aguardando a resposta sobre o oficio com as 33 assinaturas. O CAAgro relatou que recebeu mais de 465 e-mails de alunos pedindo os documentos a serem preenchidos para que esses alunos possam frequentar o RU. Alguns desses e-mails os alunos pedem socorro e relatam que não há nem mesmo gás de cozinha para fazer as refeições.
Foi informado que reitora, a professora Nilda de Fátima Ferreira Soares, viajou na última quarta-feira (09/01) e que só só chegaria na próxima segunda-feira. Contudo, a reitora adiantou sua chegada e terá hoje uma reunião com Pró Reitor da UFV.