PREFEITURA DE VIÇOSA INTENSIFICA AÇÕES EM COMBATE AO AEDES AEGYPTI
14 de fevereiro de 2019

A Secretaria de Saúde está intensificando as ações de combate ao Aedes aegypti, mosquito transmissor da dengue e outras doenças, nos bairros Nova Era, Santo Antônio, Barrinha, Amoras, São José, Vau Açu, Nova Viçosa e Posses. Os agentes comunitários de saúde e os agentes de endemias visitarão todos os imóveis dessas localidades nos próximos 30 dias, a fim de verificar locais de possível depósito de larvas do mosquito e aplicar as medidas de prevenção.

Entre os dias 7 e 18 de janeiro os agentes de endemias foram a campo para realizar o primeiro Levantamento Rápido de Índices para Aedes aegypti (LIRAa) de 2019 em 33 bairros de Viçosa, além do campus da UFV. O estudou apontou índice de 1,2%, deixando o município em "situação de alerta". A partir do estudo, também foi identificado os bairros de alto risco que serão o foco das ações nos próximos dias.

Os agentes comunitários de saúde, que atuam nas Unidades Básicas de Saúde desses oito bairros, irão realizar visitas nas casas realizando uma campanha em caráter de alerta. Cerca de 30 agentes de endemias e três supervisores serão deslocados para esses bairros para a realização do tratamento local com uso de larvicidas. Também será realizado, em parceria com o Serviço de Autônomo de Água (SAAE), recolhimento de inversíveis em pontos em que os agentes identificarem essa necessidade.

Denúncias de residências, quintais e lotes abandonados que apresentam riscos à saúde coletiva podem ser feitas pela Ouvidoria Municipal (3891-6009) ou diretamente na Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde (3892-6430).

Fonte: Prefeitura de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade