PRIMEIRO ENCONTRO DO CURSO SOBRE ATENÇÃO BÁSICA É REALIZADO EM VIÇOSA
18 de março de 2019

Aconteceu na manhã desta quinta-feira (14), o primeiro dia do curso Apoio Matricial na Atenção Básica, com ênfase nos Núcleos de Atenção à Saúde (NASF), oferecido pelo Escola Nacional de Saúde Pública Sergio Arouca da Fundação Oswaldo Cruz (ENSP/Fiocruz) com o apoio da Secretaria de Saúde de Viçosa.

O curso tem a duração de sete meses, entre encontros presenciais e atividades online, e tem como objetivo contribuir para fortalecer e enriquecer o trabalho desenvolvido na atenção básica em saúde.  Entre as temáticas que serão abordadas nas aulas estão: a implantação do NASF; ferramentas, práticas e intervenções compartilhadas; projeto terapêutico singular, trabalho com grupos; gestão do cuidado em redes de atenção à saúde e monitoramento e avaliação do processo de trabalho.

Compuseram a mesa de abertura a Coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Sara Oliveira; a superintendente regional de Saúde de Ponte Nova, Maria de Fátima Pereira; Itamar Dias de Paula, diretor Administrativo-Financeiro do IMAS e a tutora da Fiocruz, Francisca Bousada.  Além de Viçosa, também estavam presentes profissionais de Ubá, Espera Feliz, Muriaé, Ponte Nova, Manhumirim, Senhora de Oliveira, Oratório, Tocantis e Piranga.

Para a coordenadora da Atenção Primária à Saúde, Sara Oliveira o curso é um passo importante para o fortalecimento da rede. " Preparar os profissionais para o dia-a-dia do trabalho na atenção primária reflete no acolhimento e acompanhamento dos pacientes", enfatizou Sara.

Fonte: Prefeitura de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade