ACONTECE DISCUSSÃO SOBRE A INSTALAÇÃO DE UMA UAI EM VIÇOSA
21 de março de 2019

Na manhã da quinta-feira (14), o Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) por intermédio, e acompanhado, pelo Deputado Estadual José Célio de Alvarenga (Celinho do Sinttrocel), esteve reunido com o Secretário Otto Levy, da Secretaria de Planejamento e Gestão do Estado (SEPLAG), na Cidade Administrativa, em Belo Horizonte, para dar continuidade à discussão sobre a instalação de uma Unidade de Atendimento Integrado (UAI) no município de Viçosa.

A UAI oferece vários serviços como a emissão de carteira de identidade; carteira de trabalho; emissão e 2ª via de CPF; emissão e 2ª via de contas da CEMIG e SAAE; serviços do Departamento de Trânsito (DETRAN) como a pontuação da carteira nacional de habilitação (CNH), a situação do veículo e extrato de multas; acesso gratuito à internet; emissão de passaportes; solicitação de seguro-desemprego; entre outros.

O Vereador Professor Idelmino, ressaltou a importância da instalação da UAI, em função da dificuldade que a população tem hoje de confeccionar seus documentos, desde os mais simples; como por exemplo, a carteira de identidade, "que às vezes leva até 20 dias para ser confeccionada sem mencionar a dificuldade do cidadão em ficar horas na fila de espera para ser atendido, além do percentual elevado da população jovem no Município, que necessita desses serviços para a confecção dos primeiros documentos", disse.

O Deputado Estadual Celinho do Sinttrocel, falou da importância da instalação desta unidade em Viçosa, "por ter potencial de atendimento de mais de 140 mil pessoas, sendo que a unidade atenderia à Viçosa e as cidades da microrregião".

Durante a reunião, o vereador entregou ao Secretário um documento assinado pelo Presidente da Câmara, Vereador Antônio Elias Cardoso, em que o Poder Legislativo Municipal se coloca à disposição do Estado para firmar convênio e fornecer a contrapartida no que diz respeito ao espaço físico, para que o Estado por meio de recursos humanos e equipamentos, tenha total condição de instalar essa tão esperada UAI no Município.

O Secretário Otto Levy se manifestou de maneira positiva ao pleito, e solicitou um estudo, por parte da Superintendência de Gestão das Unidades de Atendimento Integrado, da demanda para os serviços da UAI e possibilidade de instalação da unidade. O Secretário também parabenizou o empenho do Vereador Professor Idelmino, da Câmara Municipal e do Presidente Antônio Elias nesse sentido de levar ao município de Viçosa este órgão do governo.

O vereador comentou que foi dado um importante passo para que a instalação dessa UAI seja concretizada e ainda completou elogiando as unidades em termos de eficiência na prestação de serviços, em que o cidadão é atendido em até no máximo 20 minutos, "é sem dúvida o serviço que é o mais bem avaliado pelo Estado", afirmou.

Vale lembrar que existe um abaixo assinado para a implantação da UAI Viçosa, este já contém 876 assinaturas e ainda é possível assinar através do site https://www.change.org/p/vereador- professor-idelmino-implantação-da-uai-viçosa-unidade-de-atendimento-integrado.

Fonte: Câmara Municipal de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade