CARRAPATOS ‘INVADEM’ CIDADE ADMINISTRATIVA POR FALTA DE MANUTENÇÃO DO GOVERNO ZEMA
25 de abril de 2019

“Aqui no Brasil, e em Minas, o carrapato ficou maior que a vaca”. A frase usada em debates eleitorais durante a campanha pelo então candidato ao governo de Minas, o hoje governador Romeu Zema (NOVO), ganhou ares proféticos na Cidade Administrativa. Depois da eleição, a presença do parasita cresceu e a própria administração admitiu, nesta quarta-feira (24), que um dos motivos foi o cancelamento de um contrato de manutenção dos jardins do espaço, que foi construído sobre um pântano no Bairro Serra Verde, Região de Venda Nova.

De acordo com a Secretaria de Planejamento e Gestão, “é de conhecimento do governo que a área está sujeita à infestação, já que é habitat de capivaras, seus hospedeiros naturais”.

A denúncia de infestação dos carrapatos foi feita pelo deputado Alencar da Silveira JR. (PDT), que pediu uma intervenção das autoridades de saúde pública no local. “Já fiz uma notificação ao governo e requerimento pedindo providência. Temos o problema da dengue em Minas e do carrapato na Cidade Administrativa, o que é um absurdo, fruto de desleixo. A Cidade Administrativa sempre foi bem cuidada, é um cartão postal e agora o pessoal que vem do interior está vendo um matagal”, disse.

No local, placas avisam sobre a possível presença dos carrapatos. (foto: Divulgação / Alencar da Silveira)

Dinheiro para cortar mato

Segundo o parlamentar, o governador estaria sendo “feito de bobo”, já que a vista da janela dele é para um local que foi capinado, enquanto outras áreas estão sem o cuidado devido. Alencar ironizou uma medida de economia anunciada por Zema nas redes sociais. “O dinheiro que diz que economizou no corte de elevador devia ter pelo menos mandado para cortar o mato.”

Em nota, a Seplag informou que, “considerando a situação orçamentária financeira do Estado” optou por não firmar contrato de manutenção do jardim da Cidade Administrativa, orçado em aproximadamente em R$ 2,5 milhões anuais. “Para a realização dos serviços de poda, roçagem e capina estão sendo firmadas parcerias junto a outros órgãos e entidades”. A secretaria garantiu ainda que “toda a área de estacionamento, e parte das áreas de jardim, já foram roçadas e capinadas”.

Sobre a presença dos carrapatos, que causam doenças que podem levar até a morte, como a febre maculosa, a Seplag disse usar a sinalização como medida preventiva. “A área está sinalizada quanto aos riscos. Atenta, a Seplag tem acompanhando e buscado soluções para o problema em parceria com os órgãos competentes”.

A fala de Romeu Zema sobre os carrapatos nos últimos debates eleitorais de que participou no ano passado foi uma metáfora que se referia ao tamanho do estado, segundo ele. De acordo com Zema, carrapato seria o governo que 'cada vez suga mais de nós'.

Fonte: Estado de Minas.

publicidade

publicidade

publicidade