BIODIGESTORES CONTRIBUEM PARA A PRESERVAÇÃO DO MEIO AMBIENTE EM SÃO MIGUEL DO ANTA
3 de maio de 2019

A tarde da última sexta-feira (26/4) foi produtiva para agricultores (a) rurais de São Miguel do Anta e representantes da Emater Local, Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais do município e Acqualimp.

O tema da vez foi a implantação de biodigestores. A tecnologia mexicana tem ganhado cada vez mais espaço no Brasil para o tratamento de esgotos sanitários. No sistema, a água é devolvida para o meio ambiente com 90% de pureza. “Tenho o biodigestor aqui em minha propriedade há mais de dois anos e nunca tive problema. Recomendo demais! Não gera odor, manutenção praticamente 0 e o melhor de tudo, preserva a terra, rios, nascentes e lençol freático”, disse Zé de Quito, morador da Comunidade do Bom Jardim. Já Márcio Lélis seguiu o exemplo e está terminando de implantar o sistema em seu terreno, no Córrego Santo Antônio.

O encontro também contou com a participação de Macelo Mialich, membro da Acqualimp (Extrema-MG), que explicou detalhes técnicos do biodigestor e das inúmeras vantagens em se ter a tecnologia. De acordo com Marcelo, os estudos comprovam a eficiência do processo em relação ao esgoto do banheiro, que é disparado o que mais ameaça o meio ambiente. “O ideal é fazer do vaso sanitário com a caixa de passagem, a água de lavanderia não deve ser misturada pelo seu alto volume e a da pia da cozinha pode ser destinada ao biodigestor caso tenha uma caixa de gordura, mesmo assim não recomendamos, pois pode haver entupimentos e o rendimento e eficiência vão diminuir”, afirmou Marcelo.

Produtores rurais têm um bom desconto ao adquirirem o produto através do Sindicato dos Trabalhadores e Trabalhadoras Rurais de São Miguel do Anta. Um biodigestor de 1.300 litros por exemplo, que atende uma residência de até 10 pessoas, custa R$ 1.550,00 (frete incluso até São Miguel do Anta), já o de 600 litros, que é projetado para 6 pessoas, sai a R$ 1.080,00 (frete incluso até São Miguel do Anta). As vantagens também se estendem a caixas de água, tanques, fossas sépticas dentre outros produtos incluídos na parceira da Acqualimp com o sindicato, que fica na Avenida Ovídio Ferraz, n° 954, Sossego. Telefone: (31) 3897-1561.

O Dia de Campo foi organizado pela Emater, Sindicato e Prefeitura Municipal de São Miguel do Anta.

publicidade

publicidade

publicidade