CAPS PROMOVE AÇÕES EM PROL DA LUTA ANTIMANICOMIAL
24 de maio de 2019

Entre os dias 9 a 18 de maio, o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS), vinculado à Secretaria de Saúde, promoveu ações para os pacientes e a comunidade pela conscientização dos direitos das pessoas com sofrimento mental.

Segundo o coordenador do CAPS, Arthur Prado de Freitas, o resultado da ação foi positivo, pois foi um momento oportuno de aproximação e troca de experiências. “Houve a possibilidade de manifestação e conscientização dos pacientes e familiares, talvez o mais importante do evento, pois puderam tirar dúvidas acerca de medicamentos, tratamentos, etc.”, conta.

A cada dia, uma ação mobilizou os envolvidos:

9/5 - Roda de conversa entre os assistentes sociais do CAPS e os pacientes e familiares, que compareceram para tirar dúvidas acerca dos tratamentos realizados e oferecidos pela unidade.

13/5 - Roda de conversa mediada pelos médicos (clínicos gerais) durante a manhã, onde foram sanadas muitas dúvidas dos familiares dos pacientes a respeito de transtornos, doenças, medicações e tratamentos.

À noite foi realizada uma palestra para os estudantes de enfermagem da Univiçosa, onde foi apresentado o CAPS e sua função na sociedade.

14/5 - Roda de conversa, na sede do Centro, com os psicólogos.

15/5 - Roda de conversa, no Complexo Poliesportivo Municipal, mediada pelos educadores físicos e pedagogos.

16/5 - Confraternização no Recanto das Cigarras, no campus da Universidade Federal de Viçosa, entre os pacientes, estudantes de enfermagem e equipe do CAPS, com dinâmicas e práticas desenvolvidas pelos alunos de enfermagem da instituição. Aconteceu também a apresentação do coral Nossa Voz.

17/5 – Exibição do filme "Meu Nome é Rádio" para os pacientes na sede do Centro.

18/5 - Dia Nacional da Luta Antimanicomial, mobilização no Calçadão, onde a equipe do CAPS montou uma tenda e informava e tirava dúvidas da população.

O CAPS

O Centro de Atenção Psicossocial funciona na Avenida Bernardes Filho, nº 38, no bairro de Lourdes. A unidade oferece atendimento em casos de doenças mentais graves e persistentes, além de trabalhos específicos para casos de alcoolismo e dependência química. O atendimento ocorre de segunda a sexta.

publicidade

publicidade

publicidade