SESSÃO GRATUITA NO CINE EXPERIMENTAL COM CINEASTA DO RIO DE JANEIRO
27 de maio de 2019

O cineasta Marlon Tenório, do Rio de Janeiro, apresentará a animação “Dalivincasso” (2013), dirigido por ele e Marcelo Castro, em Viçosa, nesta sexta-feira, 31/05, às 19h, na Estação Cultural da Praça Hervé Cordovil, em mais uma edição da "Sessão Especial com o Autor", do Projeto  Cine Experimental. A Iniciativa é do Departamento de Cultura de Secretaria de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes, da Prefeitura de Viçosa.

Marlon é designer gráfico formado pela Universidade do Estado da Bahia (UNEB), mas atua como ilustrador, cartunista e quadrinista. O curta ganhou diversos prêmios dentro e fora do Brasil, dentre eles, o 1º Lugar no Grand Prix Anim!Art Odense, na Dinamarca em 2015.

O roteiro mostra "Um quadro inédito, o encontro de dois gênios em uma única pintura chega ao museu numa noite chuvosa. O zelador do museu observa a obra sendo levada ao salão onde será exposta ao público. A caixa molhada pinga sobre a pintura amolece a tinta e liberta os pintores xipófagos, que saem pelo museu interferindo de forma cubista e surrealista nas obras. O zelador “caça” nossos pintores numa perseguição clássica de desenhos animados, utilizando mecanismos renascentistas para restabelecer a ordem. Necessidade de negar o anterior, mesmo se apoiando nele, para criar seu discurso, como um rei que deve morrer para que um outro reine soberano. Hoje os mais variados estilos convivem simultaneamente sem a necessidade de estarem colocados num contexto de tempo ou espaço.”

O chefe do Departamento de Cultura, Thomas Medeiros (Bull Dog), disse que Marlon vem à cidade para ministrar uma oficina de audiovisual com os alunos do Centro Experimental de Artes e para uma conversa sobre a idealização e produção do "Dalivincasso" e sobre o mercado de animação no Brasil. Além da exibição do curta, a Sessão Especial contará com um bate-papo com o cineasta.

publicidade

publicidade

publicidade