PARCERIA ENTRE ASSOCIAÇÕES DE CATADORES E SAAE REFORÇA COLETA SELETIVA EM VIÇOSA
11 de junho de 2019

Na tarde de hoje, dia 10 de junho, aconteceu na Câmara Municipal de Viçosa, uma reunião que abordou as mudanças na coleta seletiva em Viçosa.

No ano de 2005, o Saae assumiu a questão da gestão de resíduos sólidos da cidade, que até então era função da prefeitura. Com isso, começaram a vir as responsabilidades de um tratamento adequado para destinação desse lixo.

Estiveram presentes na reunião, o Defensor Público Glauco Rodrigues, vereadores e representantes das associações viçosenses de catadores de matérias recicláveis, a Acat e Acamare.

Segundo Pablo Pereira, técnico administrativo da Acat, o apoio dos projetos da UFV, dentre eles o Interação e a parceria com o Departamento de Ciências Sociais, tem trazido muita força e desenvolvimento a associação. Além disso, Pablo explica que o bairro de Fátima foi escolhido de início pois tinha uma maior abrangência na participação da comunidade, dentre elas, a possibilidade da conscientização e mobilização através de espaços como a igreja localizada no bairro, escolas, entre outros.

Pablo também conta que a associação segue um cronograma de atividades, onde os próprios catadores fazem essa mobilização nos comércios do bairro através de um sistema de panfletagem.

Como forma de unir as duas associações, foi criado o Fórum Municipal lixo e Cidadania Viçosa, que agrega pessoas e organizações interessadas na gestão de resíduos sólidos dos municípios, em especial em Viçosa, como forma de abranger mais discussão, proposição, articulação, capacitação e principalmente sensibilização da população.

Criado em setembro de 2017, as reuniões mensais do fórum, buscam discutir problemas em relação aos resíduos sólidos do município, bem como propor soluções que possam otimizar a gestão e manejo adequado para os resíduos.

Como forma de inclusão social e produtiva dessa categoria de trabalhadores, a Lei da Política Nacional de Resíduos Sólidos prevê a possibilidade de contratação pelo poder público das associações de catadores de materiais recicláveis em situação de vulnerabilidade.

Assim, foi celebrado em 2018 um contrato entre as associações e o SAAE para que a coleta seletiva seja realizada no município. Além disso, o contrato também prevê a mobilização desses catadores junto à comunidade, para conscientização na separação e destinação adequada do lixo

Cabe destacar também que a coleta a partir desse novo contrato, passa a ser feita em um caminhão cedido pelo SAAE. Assim, foram divididas repartições entre os bairros que já receberam as mobilizações na cidade para que cada Associação posso atuar da melhor forma possível.

Segundo Glauco Rodrigues o ideal é que cada bairro tenha no mínimo uma vez na semana a coleta seletiva.

A Acamare, que realiza a reciclagem de 25 a 27 toneladas por mês de coleta seletiva, abrangerá os bairros de São José do Triunfo, Cachoeira de Santa Cruz, Recanto da Serra, Inconfidência, João Brás, Santo Antônio, Belverdere, Júlia Molla, Inácio Martins, Parque do Ipê e Residencial Silvestre.

Já a outra associação, a Acate, que realiza a coleta seletiva em cerca de 15 toneladas por mês, abrangerá os bairros do Acamari, Vila Alves, Otávio Pacheco, Rua Nova, Monte Verde, Romão dos Reis, Jardins do Vale, Fátima, Fábio Ribeiro Gomes, Centro comercial, Ph Rolfs e adjacências.

Contudo, Glauco Rodrigues explica que a meta é criar uma cooperativa entre as duas associações. Segundo Glauco, somente 5% do lixo gerado em Viçosa é reciclado. Por isso, medidas estão sendo pensadas para criar mapeamentos avaliando Eco pontos onde os comerciantes poderiam deixar seus resíduos.

O novo Presidente do SAAE, Luciano Piovesan, reforçou esta meta, evidenciando que com uma cooperativa, as associações terão mais força e mais apoio. Ele destaca que o SAAE está prontamente ao lado das associações, para que cada vez mais o trabalho deles seja valorizado.

Luciano também destaca a importância de ações simples que auxiliem na mobilização dessa causa.

Uma das propostas, são reuniões com produtores de festas da cidade de Viçosa, como eventos em geral, formaturas, entre outros, para que esses organizadores possam fazer sua própria separação do lixo, facilitando o trabalho dos catadores. Segundo Luciano, são coletados em Viçosa, de terça a sábado, 60 toneladas de lixo por dia, tirando a segunda-feira que muitas vezes chega a atingir 100 toneladas ao dia.

Começou no mês de junho, a campanha de mobilização para a coleta seletiva em dois bairros, o bairro de Fátima e o João Brás, que com o apoio dos projetos de extensão da UFV, ITCP e Interação, estão levando educação e conscientização a população.

As associações destacam a importância da separação correta do lixo. Segundo eles, o papel e o papelão estão entre os produtos mais fáceis de comercialização. Contudo, após a reciclagem, materiais como vidro, tem certas dificuldades, devido ao difícil manejo para o transporte, para o próprio armazenamento e para a venda para as empresas.

Segundo Márcio José das Neves, Vice-presidente da Acate, sua mãe e seu irmão trabalham também na associação. "Lixo é aquilo que você joga fora, eu trabalho com reciclagem que é o sustento da minha família. Antes ganhavam cerca de R$200 ao mês, mas com ajuda da cidade e da UFV temos melhorado", Marcio destaca ao reforçar a importância da população se conscientizar da separação desses materiais.

Além disso, foi apresentado na reunião que a partir do mês de agosto, foi combinado juntamente com o SAAE, que o caminhão de coleta de resíduos não recicláveis, não passará no bairro nos dias em que o caminhão de coleta passar.

A simples separação do lixo entre o úmido e o seco já é o suficiente para que esses catadores tenham mais dignidade e crescimento dentro das associações.

Destacamos também a importância em realizar o manejo adequado de cada material, visto que produtos como vidro ou de origem cortante devem ser armazenados em embalagens apropriadas e que evitem possíveis acidentes,

 

 

publicidade

publicidade

publicidade