PROJETO DE VALORIZAÇÃO DA CAPOEIRA É APRESENTADO NA CÂMARA
13 de junho de 2019

O Projeto de Lei n° 003/2019, de autoria do Vereador Idelmino Ronivon (Professor Idelmino) (PCdoB), que declara a Capoeira como patrimônio imaterial do município de Viçosa, teve leitura de parecer durante a reunião Ordinária da terça-feira (11).

O documento prevê que a Capoeira, considerada como luta, dança e expressão corporal dentro de todos os seus gêneros, subgêneros e as suas variantes, seja declarada Patrimônio Histórico-Cultural Imaterial do município de Viçosa. Sendo assim, de acordo com o Projeto, é dever do Município, em conjunto com a comunidade praticante local, realizar atividades de incentivo, divulgação e valorização dessa arte na semana do dia 03 de agosto, quando é comemorado o Dia Nacional da Capoeira. As atividades que acontecerão durante a semana serão realizadas por intermédio da “Jornada de Capoeira e Manifestações da Cultura Afro Brasileira” e serão incluídas no Calendário Oficial de Eventos do Município.

O Vereador Idelmino falou sobre a importância da Capoeira, reconhecida como um esporte tanto cultural como também musical, e a necessidade de seu registro como Patrimônio Cultural Imaterial do Município com o objetivo garantir mais respaldo para o apoio das iniciativas de preservação desse bem “a Capoeira tem forte incidência sobre a população viçosense, e essa manifestação cultural que foi criminalizada durante séculos precisa ser valorizada em nosso Município”, disse. Idelmino também convidou a população para o “Festival de Capoeira Infantil”, que acontece no próximo sábado (15), na Universidade Federal de Viçosa (UFV).

 Negociação entre servidores municipais e Poder Público

O Vereador Idelmino também falou sobre a eleição do Sindicato de Servidores Públicos Municipais de Viçosa (SINFUP) “parabenizo a todos os envolvidos na eleição, contem sempre com o nosso apoio para continuar realizando esse importante trabalho junto aos sindicatos dos trabalhadores municipais”, disse. O vereador ainda ressaltou a necessidade de diálogo entre o Poder Público e os servidores, por intermédio do SINFUP e do Sindicato Único dos Trabalhadores em Educação de Minas Gerais (Sind-UTE) “foi solicitada uma reunião conjunta entre os sindicatos, as secretarias de Finanças e Educação e a Superintendência de Governo para discutir as pautas de negociação dos servidores municipais”, concluiu. De acordo com o parlamentar, a reunião acontecerá na próxima semana.

Fonte: Câmara Municipal de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade