VACINA PRODUZIDA NA UFV É PATENTEADA NO MÉXICO
14 de junho de 2019

Uma vacina para imunizar suínos contra o circovírus suíno 2 (PCV2), produzida por pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa acaba de ser patenteada no México. O vírus ataca granjas em todo o mundo, causando definhamento dos leitões e prejuízos aos produtores. O produto já foi patenteado na Colômbia, Estados Unidos e Rússia e há processos para patenteamento no Uruguai, Argentina, China e países europeus. A UFV divide com a Fapemig a titularidade da patente

A vacina é fruto do trabalho das equipes coordenadas pelos professores Márcia Rogéria de Almeida Lamêgo, do Departamento de Bioquímica e Biologia Molecular (DBB/LIMA/BIOAGRO) e Abelardo Silva Júnior, do Departamento de Veterinária (DVT). Para chegar ao produto, os pesquisadores isolaram e sequenciaram o DNA de um genótipo viral considerado o mais patogênico e amplamente distribuído nas granjas brasileiras e em outros países.

Para registrar patentes internacionais, a Universidade disponibiliza aos pesquisadores o apoio da Comissão Permanente de Propriedade Intelectual (CPPI). Até agora, a UFV já registrou 231 depósitos de pedidos de patente no Brasil e 38 já foram concedidas.  No exterior, já foram depositados 23 pedidos e oito já foram concedidas.

Fonte: Divulgação Institucional UFV.

publicidade

publicidade

publicidade