PREFEITURA INAUGURA REFORMA DA PRAÇA SILVIANO BRANDÃO NESTE SÁBADO (29)
24 de junho de 2019

Após apenas sete meses de obras, a praça Silviano Brandão será reaberta aos viçosenses no próximo sábado, dia 29 de junho. A solenidade de inauguração da reforma conta com uma agenda cultural, com apresentações de dança, bandas de música, além de recreação, atividades esportivas. O evento começa às 8h30, com solenidade principal às 10h, com a presença de autoridades e discursos que prometem resgatar a história da praça.

A reforma da Silviano Brandão é meta da gestão do prefeito Ângelo Chequer, que considerou essa necessidade após ouvir muitos viçosenses desde a campanha eleitoral.  "Nossa expectativa não poderia ser melhor. Estamos falando da principal praça da cidade que passou por uma grande reformulação e vai transformar o dia a dia das pessoas que passam por ali. Eu acredito muito no uso das praças como um estímulo à convivência, à prática de atividade físicas, inclusive acredito que um ambiente mais arborizado, mais florido, melhora a autoestima e consequentemente a saúde das pessoas", avalia o prefeito.

O desejo da população também chegou ao gabinete do deputado estadual Roberto Andrade, que conseguiu aprovar, na Assembleia Legislativa, uma emenda parlamentar de R$ 382.000,00, valor que foi somado aos R$ 208.863,35 de recursos próprios da Prefeitura para a execução da obra, sob a responsabilidade da empresa JMoura Construtora e Serviços Eireli.

Com 5.000 m², a Silviano Brandão é a maior praça da cidade, uma das mais antigas e, também, a principal. O largo da matriz denominado Praça Silviano Brandão, em 1912, já passou por diversas reformas e configurações que buscavam atender às necessidades de cada época. É onde está localizada a igreja matriz de Santa Rita de Cássia, padroeira de Viçosa, e também o museu da Casa Arthur Bernardes, onde morou o ex-presidente da república. Todos esses aspectos e a presença de importantes elementos no entorno da praça foram considerados no projeto da reforma, elaborado pelo Instituto de Planejamento e Meio Ambiente do Município (IPLAM), com a colaboração do arquiteto Evaldo Rios.

A diretora geral do IPLAM e arquiteta, Gerusa Ribeiro Borges Coelho, explicou que o projeto buscou sintetizar o desejo da população, que era tornar a praça útil, atrativa e segura. "A decisão de criar na praça um espaço dedicado às crianças, aos idosos, e o próprio incentivo à permanência das pessoas lá foi tomada após a realização de várias reuniões e audiências públicas. O principal objetivo do projeto é fazer com que as pessoas voltem a usar a praça, que ocupem seus espaços e que resgatem o sentimento de que a praça pertence a elas", enfatizou Gerusa.

Entre as novidades da nova praça, o destaque é o playground para as crianças de até 12 anos, todo de madeira e com piso monolítico drenante anti-impacto, onde as crianças vão poder brincar à vontade. A tradicional banca da praça ganhou nova localização e estrutura, mais moderna e funcional. A fonte seca luminosa e interativa, de acionamento programável, é outra novidade que passa a compor a paisagem, próximo à estátua do presidente Arthur Bernardes, que continua no mesmo lugar. A praça também ganhou novos bancos e diversas mesinhas com revestimento que possibilitam jogos de tabuleiros (xadrez e dama).

Também houve melhorias para a mobilidade e a segurança dos usuários da praça. A iluminação foi substituída por lâmpadas de LED, inclusive nas ruas do entorno, e novos postes foram instalados na praça. Os antigos jardins elevados foram substituídos por canteiros floridos mais baixos, eliminando qualquer obstáculo visual. O piso de pedras portuguesas foi retirado, lavado e encaixado novamente com novas formas e com o solo já nivelado e compactado. Um piso diferente foi utilizado no entorno da praça, demarcando uma pista de caminhada. E a rua de mão única em frente a igreja matriz teve o piso nivelado com o da praça, sem a presença de degraus, ainda com o trânsito permitido para os carros, mas compartilhado com pedestres e ciclistas.

A reforma da Silviano Brandão faz parte do programa Uma Praça Mais Viçosa, que já construiu uma praça no bairro Rua Nova, outra em Novo Silvestre, revitalizou a praça Alice Loureiro e agora está reformando a praça Cristóvão Lopes de Carvalho. As praças do bairro Fátima e do distrito de São José do Triunfo são as próximas a receberem o projeto de requalificação.

Fonte: Prefeitura de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade