CONSÓRCIO DE SAÚDE OFERECE NOVOS ATENDIMENTOS
28 de junho de 2019

Quatro novos procedimentos foram inseridos na lista de atendimentos oferecidos pelo  Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa - MG (CIS-MIV): emissão de laudo de Monitorização Ambulatorial de Pressão Arterial (MAPA) e monitoramento pelo sistema Holter 24 horas, que são atendimentos cardiológicos; polissonografia; e endoscopia nasal.

O secretário executivo do consórcio, Antônio José Maciel, explica que as demandas da população são ouvidas pela Secretaria de Saúde e novos profissionais são procurados para oferecer os atendimentos necessários. "Esses quatro novos procedimentos eram pedidos intensos da população. Os secretários trouxeram para a reunião a necessidade de encontrar profissionais que oferecessem esses serviços no CIS-MIV e nós fomos atrás, ligando, perguntando aos médicos e clínicas que poderiam vir prestar esses serviços conosco. Todo tipo de demanda que a população faz de atendimento, nós ouvimos, discutimos entre os municípios membros e procuramos o profissional que poderá se juntar a equipe e oferecer o atendimento pedido pela população".

Todo cidadão pode ter acesso aos recursos disponibilizados pelo CISMIV, desde que tenha sido atendido por um médico que faça o devido encaminhamento. O agendamento é feito diretamente pela Secretaria de Saúde ou pelas Unidades Básicas de Saúde (UBS), onde o cidadão recebeu seu primeiro atendimento.

Para requerer o serviço, o cidadão deve apresentar seu cartão do SUS, a carteira de identidade, comprovante de residência e o documento de encaminhamento médico para o procedimento especializado. A partir disso, é feito o cadastro do paciente e a consulta da disponibilidade de vagas para o atendimento solicitado, que pode ser feito na sede do CIS-MIV ou em alguma outra sede credenciada.

O secretário executivo Antônio José salienta a necessidade de a população fazer bom uso dos atendimentos oferecidos pelo consórcio. "É oferecido um número específico de vagas. Se uma pessoa falta, ela acaba prejudicando o próprio tratamento ou o tratamento de outra pessoa. Com as faltas, o número de pessoas na fila de espera por vagas é maior do que o que poderia ser", diz. De 2016 a 2019 somam-se 17.847 faltas em procedimentos agendados no CIS-MIV.

CIS-MIV disponibiliza, inclusive, o transporte 

Para receber os atendimentos da sede do consórcio, são disponibilizados micro-ônibus do Sistema Estadual de Transporte em Saúde (SETS), ação criada pelo Governo de Minas Gerais, para os pacientes que residem em outro município que também faça parte do CIS-MIV.

O SETS tem como objetivo garantir o deslocamento do paciente, usuário do SUS para realização de exames e/ou consultas especializadas fora de seu domicílio. Atualmente, estão disponíveis as rotas: Viçosa x Muriaé, Araponga x Viçosa, São Miguel do Anta x Viçosa, Cajuri x Viçosa, Coimbra x Viçosa, Porto Firme x Viçosa e Paula Cândido x Viçosa.

Oferta de Exames Laboratoriais

Em fevereiro de 2018, Viçosa inaugurou o Laboratório de Análises Clínicas, o primeiro público da microrregião, que oferece todos os exames laboratoriais indicados na tabela do SUS. Desde sua inauguração já foram realizados 43.875 exames e destes, 26.183 apenas nos primeiros seis meses de 2019. Segundo o secretário de Saúde, Marcus Schitini, conta com um responsável técnico, seis técnicos de patologia e dois auxiliares administrativos, além de um aparato técnico de excelência. "O Laboratório possui todos os equipamentos de ponta e uma equipe bem capacitada. Nosso convênio é com o laboratório São Marcos, referência nacional, sempre visando oferecer o melhor atendimento possível", salienta. Este ano, a Prefeitura de Viçosa já investiu R$229.942,65 no Laboratório de Análises Clínicas.

Consórcio oferece Tratamento de Glaucoma

Já no início de 2019, Viçosa instaurou, via consórcio, o Programa de Tratamento de Glaucoma. Segundo o secretário Marcus, anteriormente, os pacientes de Viçosa e região que necessitavam receber acompanhamento precisavam se deslocar até os grandes centros, como Juiz de Fora e Belo Horizonte para conseguir realizar os tratamentos. Com início em janeiro, o programa já realizou, por meio do consórcio, 134 consultas e diagnósticos de glaucoma até abril.

O Consórcio Intermunicipal de Saúde da Microrregião de Viçosa - MG (CIS-MIV) existe desde 1997, mas apenas em 2014 passou a ser uma associação de direito público. O consórcio é resultado da reunião dos municípios de Viçosa, Araponga, Cajuri, Canaã, Coimbra, Paula Cândido, Pedra do Anta, Porto Firme, São Miguel do Anta e Teixeiras para oferecer serviços de saúde especializados, articulando as ações públicas federais, estaduais e municipais, com apoio nas organizações da sociedade civil e na iniciativa privada. São oferecidos, atualmente, exames laboratoriais, consultas, sessões fisioterapêuticas, tratamentos cirúrgicos, entre outros atendimentos, que podem ser conferidos no anexo disponível aqui. Nos últimos quatro anos, os municípios membros investiram R$9.121.134,09 para o pleno funcionamento do CIS-MIV.

Com sede em Viçosa, o CIS-MIV atende mensalmente, cerca de seis mil pessoas. Nos últimos três anos, o consórcio já ofereceu 146.112 procedimentos; só em 2019, de janeiro a maio, foram realizados 18.717 procedimentos.

Atual Diretoria

A diretoria atual do CIS-MIV tem o prefeito de Viçosa, Ângelo Chequer, como presidente. Desta forma, a Secretaria de Saúde da Prefeitura de Viçosa é a responsável pela fiscalização do cumprimento de contrato do consórcio entre os membros. Os demais membros da diretoria são o prefeito de Paula Cândido, Marcelo Rodrigues da Silva, vice-presidente do consórcio; Antônio José Maciel, secretário executivo; José Ailton da Rocha Filho, coordenador administrativo-financeira, Valdeir Junio Fialho, coordenador técnico-assistencial; e Betânia Amarante Gomes, diretora técnica do Laboratório de Análises Clínicas, funcionária efetiva da Prefeitura de Pedra do Anta, sedida ao CIS-MIV.

Informações

Todos os procedimentos credenciados, assim como os profissionais vinculados ao CIS-MIV e outras informações técnicas podem ser filtradas no site oficial pelo link: http://cismiv.mg.gov.br/. Outras formas de contato são os telefones (31) 3891-0667/4488/4650 e (31) 3892-8273 e os e-mails ouvidoria.cismiv@gmail.com, para dúvidas e licitacao.cismiv@gmail.com para informações sobre os processos de licitação e contratos firmados pelo consórcio.

Fonte: Prefeitura de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade