AGENTES DE COMBATE A ENDEMIAS PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO SOBRE RAIVA ANIMAL
4 de julho de 2019

Com a aproximação da campanha de vacinação antirrábica, os agentes de combate a endemias da Prefeitura de Viçosa, coordenados pelo setor de Vigilância Ambiental da Secretaria de Saúde, participaram de um curso de reciclagem de conhecimentos sobre raiva animal.

A capacitação foi ministrada pelo professor Rodrigo Alves Barros, do departamento de Medicina Veterinária da Universidade Federal de Viçosa (UFV), na manhã desta quinta-feira (4), no auditório do IMAS.

O assunto é de extrema importância para saúde pública, devido a alta letalidade da raiva, de aproximadamente 100%, e por ser uma doença passível de eliminação no seu ciclo urbano (transmitido por cão e gato) e pela existência de medidas eficientes de prevenção, como a vacinação humana e animal, a disponibilização de soro antirrábico humano, a realização de bloqueios de foco, entre outras.

A raiva é uma doença infecciosa viral aguda, que acomete mamíferos, inclusive o homem, e caracteriza-se como uma encefalite progressiva e aguda com letalidade de aproximadamente 100%. É causada pelo Vírus do gênero Lyssavirus, da família Rabhdoviridae. No site do Ministério da Saúde estão disponíveis mais informações sobre os sintomas, o tratamento, o diagnóstico e as formas de prevenção.

Fonte: Prefeitura de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade