PARLAMENTO DO IDOSO DISCUTE REGIMENTO INTERNO DO PROJETO
4 de julho de 2019

Os integrantes do Projeto Parlamento do Idoso (PI) 2019 se reuniram na tarde da quarta-feira (03), na sede da Escola do Legislativo da Câmara Municipal de Viçosa, para estudar o Regimento Interno (RI) do Projeto.

Estiveram presentes cerca de 10 parlamentares idosos que puderam questionar, entender e propor modificações no Regimento Interno. A iniciativa foi um desdobramento da reunião Ordinária do Parlamento do Idoso que aconteceu na quarta-feira, 12 de junho, quando a Parlamentar Idosa Maria Aparecida de Jesus Souza sugeriu a realização de um grupo de estudos para discutir os documentos que regem o funcionamento do Projeto, que são o Regime Interno e o Estatuto do Idoso. Durante o momento, foi discutida a primeira parte do RI, que trata sobre a eleição da mesa diretora, as competências, além das obrigações e funções dos parlamentares. Os parlamentares idosos sugeriram algumas mudanças como a forma de eleição direta para a mesa, que atualmente é realizada através de chapas.

O Parlamentar Idoso Ismall Drumond salienta a importância de momentos como esse ocorrerem “durante as reuniões ordinárias, não conseguimos ter tempo para esse tipo de estudo e entendimento do nosso regimento, e por isso é muito importante que tenhamos um momento para refletir sobre isso”, disse o parlamentar. As reuniões para o estudo dos documentos acontecerão quinzenalmente, sendo previstas mais duas destinadas a discussão do Regimento Interno e, após esse momento, três reuniões para o estudo do Estatuto do Idoso.

O Parlamento do Idoso foi instituído pela Resolução nº 006/2017, de autoria do Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), com o objetivo de possibilitar aos idosos a compreensão e a vivência do processo legislativo por meio da participação em jornada parlamentar, com certificação e exercício do mandato.

Fonte: Câmara Municipal de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade