SUSTENTABILIDADE: SEMANA DO FAZENDEIRO É EVENTO LIXO ZERO
11 de julho de 2019

A Semana do Fazendeiro, o maior evento de extensão universitária do Brasil, recebe milhares de visitantes todos os anos — na penúltima edição, foram 35 mil — das mais diversas cidades da região e do país, atraídos pelas oportunidades de aprimorar suas práticas produtivas, participar das atividades de treinamento ou simplesmente pelo lazer que a semana oferece. Um evento desse porte gera aprendizado, desenvolvimento, entretenimento e, consequentemente, lixo. Em 2018, foram produzidas aproximadamente 59 toneladas de resíduos sólidos, uma média de 7,4 mil quilos por dia. Por isso, a Diretoria de Meio Ambiente (DMU) da Universidade tem trabalhado para evitar que haja impacto ambiental e, com os esforços realizados nos últimos anos, a Semana do Fazendeiro pode ser considerada, hoje, um evento Lixo 0.

Um evento é considerado Lixo 0 quando mais de 90% de seus resíduos são aproveitados para reciclagem, compostagem ou reutilização, sendo assim desviados dos aterros. Dos 59 mil quilos de lixo resultantes da 89ª Semana do Fazendeiro, 81% representavam resíduos agropecuários e foram inteiramente destinados para reuso agrícola. Em menor número, os alojamentos, restaurante universitário, praça de alimentação e demais espaços totalizaram 10.957kg de resíduos. Dessas toneladas, sete foram destinadas para reciclagem e compostagem, com doação dos resíduos recicláveis para a Associação de Catadores Acamare, e os demais foram compostados no Laboratório de Engenharia Sanitária e Ambiental (Lesa) do Departamento de Engenharia Civil (DEC) da UFV. Desse modo, a DMU conseguiu evitar a destinação de 93,42% dos resíduos para aterros sanitários.

Neste ano, a organização se prepara para alcançar resultados semelhantes ou ainda mais expressivos, e os motivos para isso são diversos. De acordo com a DMU, o impacto social direto na geração de renda da associação de catadores foi um fator determinante nas discussões internas sobre a necessidade de se avançar ainda mais na gestão do lixo. Existem também exigências legais, como a Lei 12.305/2010 e o Decreto Lei 5.940/2006, que instituem obrigações em relação à separação e reciclagem de resíduos sólidos. Além disso, os organizadores levaram em conta que a Semana do Fazendeiro é um espaço de vanguarda do ensino técnico e deve servir de exemplo no que diz respeito à sustentabilidade. Vale lembrar que a 90ª edição da Semana do Fazendeiro terá início neste sábado (13) e acontecerá até 19 de julho, no campus Viçosa.

Davi Medeiros

Divulgação Institucional

publicidade

publicidade

publicidade