ESCOLAS MUNICIPAIS DE VIÇOSA RECEBEM CAPACITAÇÃO HÍDRICA
15 de julho de 2019

O projeto Amana - que em tupi-guarani significa água da chuva - foi instalado nas Escolas Municipais da cidade de Viçosa, contemplando a Pedro Gomide, localizada no bairro Santa Clara; Almiro Paraíso, no bairro Paraíso (zona rural); e, por fim, na Dr. Januário de Andrade Fontes, no bairro Bom Jesus.

Amana consiste em um sistema desenvolvido pelos integrantes da ONG Engenheiros Sem Fronteiras (ESF), que visa a captação de água da chuva para ser reutilizada em atividades da manutenção escolar, como na limpeza e na irrigação de hortas. A água captada não é tratada, por isso não é utilizada para consumo.

Cerca de 4.500 litros são armazenados com este recurso na Escola Municipal Dr. Januário de Andrade Fontes, que se torna um grande benefício pois, acaba gerando uma redução significativa nos gastos do município, auxiliando funcionários e alunos, contabilizando cerca de 1.200 pessoas.

Para Frederico Lopes de Oliveira, vice-diretor e professor de educação física dessa escola, a principal vantagem, além da diminuição de gastos, é a conscientização a respeito do consumo de água, pois a aplicação desse sistema instrui os hábitos de seus usuários e ainda favorece o meio ambiente.

Projeto Amana

Para a captação das chuvas, a iniciativa desenvolveu uma estrutura que tem o seu próprio mecanismo. Inicialmente, ocorre a instalação de calhas para aproveitamento da água pluvial, logo em seguida, o líquido flui por gravidade e é filtrado por uma tela para descartar folhas e objetos.

Depois disso, a água passa por um cano externo ao reservatório onde ocorre o descarte de uma parte do líquido que ainda possui pequenas sujeiras e, por fim, segue para o reservatório.

Para Nina Ferracioli, estudante de Engenharia de Produção e atual Diretora Geral do ESF, a instalação desse sistema nessas escolas de Viçosa traz a possibilidade do não cancelamento das aulas no período de estiagem, pois com o auxílio do reservatório as atividades da rotina escolar não são prejudicadas.

Este projeto também atende a Escola Estadual Effie Rolfs, no campus da Universidade Federal de Viçosa e a Associação Assistencial e Promocional da Pastoral da Oração de Viçosa (Apov), no Nova Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade