GOVERNO LANÇA APP COM DIVERSOS SERVIÇOS PÚBLICOS
23 de julho de 2019

Comodidade, agilidade e facilidade são marcas do Minas Atende, programa lançado recentemente pelo Governo do Estado. Pelo aplicativo MG App, o cidadão pode ter  acesso a diversos serviços do Executivo, desde os relacionados à Saúde até o Meio Ambiente, trabalho e emprego, entre outros. E também a serviços prestados por outras instituições, como o Tribunal Regional Eleitoral (TRE). O objetivo, segundo o governador Romeu Zema, é melhorar a prestação do serviços públicos estaduais, com a simplificação dos procedimentos, ou seja, reduzir a desburocratização e também buscar a inovação.

O aplicativo MG App vem com a proposta de reduzir ao máximo a burocracia na prestação dos serviços públicos e facilitar a vida do cidadão mineiro. Para utilizá-lo, é fácil: basta instalar o aplicativo no celular para ter acesso aos serviços oferecidos. Caso tenha dificuldades em utilizar a ferramenta, basta enviar sua mensagem para o Fale com o Governo, disponível na página inicial do app.

A plataforma digital leva a 18 áreas , onde  todos os cidadãos mineiros, que residem em qualquer parte do estado, podem acessar diversos serviços. Um exemplo é a consulta de farmácias onde determinado medicamento que o cidadão necessita está sendo oferecido. Ou mesmo quando ele estará disponível, ou ainda o cadastramento para ter direito a  ele, de forma gratuita.

Outra facilidade é o agendamento de serviços, como o  requerimento do seguro-desemprego, agendamento para doação de sangue, nos vários postos do Hemominas, informações sobre o descarte de medicamentos, acesso a endereços de unidades de saúde ou de escolas estaduais. Na área de Segurança, é possível, pelo MG App, agendar a emissão da carteira de identidade, segunda via do documento, bem como registrar boletins de ocorrência de acidente de trânsito sem, vítimas. É possível, ainda, emitir o atestado de antecedentes, registrar perda de  documentos e objetos diversos.

Na área do Meio Ambiente, o cidadão consegue agendar o licenciamento ambiental, bem como  dar entrada em processos do direito de uso de Recursos Hídricos.  Ao acessar o espaço da Copasa ou Cemig, é possível acompanhar o seu histórico de pagamento, solicitar segunda via e, no caso de água, avisar sobre um vazamento. Com exceção de débito referente ao IPVA (somente consulta), é acessível também agendar parcelamentos tributários, certidões de débitos tributários e documentos fiscais.

Junto ao TRE, é possível  agendar o alistamento eleitoral, bem como certidão, filiação partidária e quitação eleitoral. O eleitor pode também providenciar o recadastramento biométrico e justificar a ausência nas eleições, após o agendamento digital.

Fonte: Agência Minas.

 

publicidade

publicidade

publicidade