COPA DE DAMAS SERÁ REALIZADA EM VIÇOSA
24 de julho de 2019

A Secretaria Municipal de Cultura, Patrimônio Histórico e Esportes da Prefeitura de Viçosa promove a Copa Viçosa de Damas, nesta sexta-feira, 26 de julho, na Praça Silviano Brandão, a partir das 14 horas. Haverá premiação em troféus para os três primeiros colocados. A realização é do  Departamento de Esportes e Lazer.

A coordenação está a cargo de Francisco Júnior, que está recebendo as inscrições dos interessados pelo telefone (31) 99727 – 1871 (whatsapp), ou no Departamento de Esportes (31) 3892 9507. A inscrição é gratuita.

 

Regulamento

Máximo de 20 participantes. Não haverá valor de taxa para inscrição.

De caráter amistoso, o I Torneio de Damas é aberto a todos os interessados, sendo vedados aos participantes quaisquer tipos de manifestação contrária ao que dispuser este regulamento.

O I Torneio de Damas que acontecerá na Praça Silviano Brandão, dia 26 de Julho, iniciar-se-á por volta de 14 horas e finalizando às 16h30min, impreterivelmente, observando-se que as partidas serão realizadas de acordo com as regras oficiais.

Tipo de disputa: Haverá duas chaves, denominadas Chave A e Chave B, com confrontos entre todos os participantes de uma mesma chave, classificando apenas o primeiro e o segundo de cada chave. Em sendo assim, na semifinal, o 1º da Chave A enfrentará o 2º da Chave B; com o 1º da Chave B enfrentando o 2º da Chave A. Os vencedores desta etapa disputarão o título.

Jogador que abandonar a competição antes do término desta perderá o direito a participar do torneio seguinte.

 Os casos omissos serão resolvidos no ato pela Comissão Organizadora, não cabendo recurso posterior.

Regras do Jogo

O jogo de damas é praticado em um tabuleiro de 64 casas, claras e escuras. A grande diagonal (escura) deve ficar sempre à esquerda de cada jogador.

O objetivo do jogo é imobilizar ou capturar todas as peças do adversário. O jogo de damas é praticado entre dois parceiros, com 12 pedras brancas de um lado e com 12 pedras pretas de outro lado.

O lance inicial cabe sempre a quem estiver com as peças brancas. Também se joga damas em um tabuleiro de 100 casas, com 20 pedras para cada lado – Damas Internacional. A pedra anda só para frente, uma casa de cada vez. Quando a pedra atinge a oitava linha do tabuleiro ela é promovida à dama.

A dama é uma peça de movimentos mais amplos. Ela anda para frente e para trás, quantas casas quiser. A dama não pode saltar uma peça da mesma cor.

A captura é obrigatória. Não existe sopro. Duas ou mais peças juntas, na mesma diagonal, não podem ser capturadas. Pedra e dama têm o mesmo valor para capturarem ou serem capturadas.

A pedra captura a dama e a dama captura a pedra. A pedra e a dama podem capturar tanto para frente como para trás, uma ou mais peças. Se no mesmo lance se apresentar mais de um modo de capturar, é obrigatório executar o lance que capture o maior número de peças (Lei da Maioria). A pedra que durante o lance de captura de várias peças apenas passe por qualquer casa de coroação, sem aí parar, não será promovida à dama.

Na execução do lance de captura, é permitido passar mais de uma vez pela mesma casa vazia; não é permitido capturar duas vezes a mesma peça. Na execução do lance de captura, não é permitido capturar a mesma peça mais de uma vez e as peças capturadas não podem ser retiradas do tabuleiro antes de completar o lance de captura. Cada partida terá um prazo máximo de 20 minutos de duração.

Se o jogador a quem cabe efetuar o lance tocar uma de suas peças, deverá jogá-la. Se o mesmo jogador tocar em mais de uma peça, o adversário terá o direito de designar qual peça tocada deverá ser jogada.

Após 20 lances sucessivos de damas, sem captura ou deslocamento de pedra, a partida é declarada empatada.

• Cada partida será cronometrada e terá a duração máxima de 45 minutos.

• 2 damas contra 2 damas;

• 2 damas contra uma;

• 2 damas contra uma dama e uma pedra;

• 1 dama contra uma dama, e uma dama contra uma dama e uma pedra, são declarados empatados após 5 lances.

Fonte: Prefeitura de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade