DOCE DE LEITE VIÇOSA É ELEITO PELA 10ª VEZ O MELHOR DOCE DE LEITE DO BRASIL
26 de julho de 2019

Pela décima vez, o doce de leite Viçosa foi eleito o melhor do Brasil no Concurso Nacional de Produtos Lácteos, e se consagra como o maior vencedor geral da história da premiação.

O doce de leite tradicional Viçosa venceu pela décima vez, a disputa da 44ª edição do Concurso Nacional de Produtos Lácteos (CNPL 2019), que aconteceu nessa quinta-feira (18 de julho) em Juiz de Fora, Minas Gerais. O prêmio da categoria “Doce de leite pastoso” foi disputado por 48 indústrias laticinistas do Brasil e, com mais esta conquista, o doce de leite Viçosa, fabricado pelo Laticínio Escola (Funarbe/UFV), se transformou em um marco histórico do maior concurso de laticínios do país. Além de ampliar o próprio recorde na sua categoria, o doce de leite Viçosa tornou-se o maior vencedor geral em todos os tempos de CNPL, considerando todas as categorias do Concurso, que é disputado desde 2000.

O Concurso Nacional de Produtos Lácteos encerrou a programação oficial do Minas Láctea 2019, realizado pela Epamig e pelo Instituto de Laticínios Cândido Tostes, no Expominas de Juiz de Fora. O evento é o maior do ramo de laticínios da América Latina e, além do CNPL, também engloba a Semana do Laticinista, o Congresso Nacional de Laticínios, a Expolac e a Expomaq. Neste ano, o Concurso reuniu mais de 80 laticínios que disputaram o prêmio de melhor produto do Brasil em onze categorias. O julgamento dos produtos foi realizado por profissionais de universidades, indústrias e dos serviços de inspeção federal, estadual e municipal, que atribuíram pontuações aos aspectos de cor, textura, odor, aroma, sabor e consistência dos participantes através de testes cegos, quando apenas os produtos em si são avaliados, sem a observação prévia dos rótulos. As avaliações foram realizadas no laboratório da EPAMIG - Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT).

A premiação do Laticínio Escola – Produtos Viçosa foi recebida com grande entusiasmo pela sua equipe. Segundo Aristides Fialho Dias, Gerente Administrativo do Laticínio Funarbe, “pela décima vez, me sinto extremamente honrado em poder representar toda a nossa equipe de funcionários, a UFV, a comunidade viçosense e todos os consumidores do doce de leite Viçosa nesta premiação histórica! Mais uma vez conseguimos produzir o melhor doce de leite do Brasil e a emoção ainda é a mesma desde o nosso primeiro prêmio. A cada ano a qualidade dos concorrentes aumenta e se conseguimos nos manter no topo até hoje é porque conseguimos atingir a nossa meta de oferecer um produto de excelente qualidade para os nossos consumidores”. De acordo com a Supervisora Financeira e Comercial do Laticínio, Eliane Rodrigues do Vale, “a premiação foi incrível! O doce de leite Viçosa já é considerado um símbolo de Viçosa e um ícone de Minas Gerais... e agora com esse décimo título nos tornamos os maiores vencedores da história do Concurso. Isso mostra toda a nossa capacidade de fazer o melhor para os nossos fãs de todo Brasil, unindo a tecnologia e o conhecimento à deliciosa tradição culinária do nosso Estado. Parabéns a todos!”.

Rodrigo Gava, Diretor Presidente da Fundação Arthur Bernardes (Funarbe), instituição que abriga o Laticínio Escola, também se pronunciou: “Quero compartilhar a imensa satisfação de também fazer parte do título de decacampeão do doce de leite Viçosa. É uma premiação mais do que justa àqueles colaboradores que se dedicam diária e incansavelmente para produzir produtos que são referência, são sinônimos do mais alto nível de compromisso acadêmico que o Laticínio Escola entrega para a UFV e outros parceiros. Esse prêmio vem coroar, com especial atenção, a nova fábrica, que contém um processo de produção novo, fabricando linhas lácteas de excelência e disponibilizando espaço dedicado à comunidade acadêmica. Isso é fundamental para a Funarbe. Parabéns, é uma grande satisfação”.

A impressionante conquista do doce de leite Viçosa celebra a nova fase do Laticínio Escola, que inaugurou a sua nova usina de beneficiamento em 2016, no campus da Universidade Federal de Viçosa. A nova fábrica foi planejada para se tornar um modelo no Brasil: mais ampla, com recursos que favorecem a execução de processos sustentáveis, totalmente adaptada para as necessidades acadêmicas, com maior capacidade produtiva e com maquinário de alta tecnologia. Todas as novas condições contribuem para a formatação do padrão de excelência do Laticínio Escola, que tem os objetivos de manter o nível superior de qualidade dos produtos Viçosa, fomentar a aplicação prática do conhecimento acadêmico e desenvolver novas tecnologias pensando sempre no bem-estar de seus consumidores e funcionários, bem como no seu compromisso com o meio ambiente.

Crédito: divulgação EPAMIG

Doce de leite Viçosa

Produzido desde 1980 com padrão de excelência em todas as etapas produtivas, o doce de leite Viçosa utiliza matéria-prima de primeira qualidade, mão de obra qualificada e todo o apoio técnicocientífico disponibilizado por pesquisas da Universidade Federal de Viçosa. O doce utiliza o mínimo de conservantes, sem adicionar misturas que comprometam a sua pureza (como amido e glicose de milho) e pode ser encontrado nas versões tradicional, com coco e com chocolate, em embalagens de 400g, 800g e food service. O doce de leite tradicional Viçosa participa do Concurso Nacional de Produtos Lácteos desde o ano de 2000 e sempre se manteve entre os três primeiros colocados, o que transformou o produto no maior vencedor das 44 edições do CNPL. O doce de leite Viçosa venceu o concurso em dez ocasiões: 2001, 2004, 2006, 2008, 2011, 2012, 2013, 2015, 2016 e
2019. Em 2016 e 2017, o doce de leite Viçosa também foi condecorado pela Frente da Gastronomia Mineira e pelo Instituto Eduardo Frieiro, pela importância do trabalho na valorização para tornar reconhecida, nacional e internacionalmente, a cultura gastronômica de Minas Gerais.

Crédito: divulgação EPAMIG

Crédito: divulgação EPAMIG 

Acompanhe as novidades dos Produtos Viçosa através das redes sociais:

Facebook: Doce de Leite Viçosa

Instagram: @produtos_vicosa

Site: www.produtosvicosa.org.br

publicidade

publicidade

publicidade