IPREVI PRESTA ESCLARECIMENTOS SOBRE FUNDOS PREVIDENCIÁRIOS
14 de agosto de 2019

O Presidente da Casa Legislativa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), o Presidente da Comissão de Finanças e Orçamento, Vereador Geraldo Luís Andrade (Geraldão) (PTB), e a Controladora Interna da Câmara, Clarice Ribeiro, reuniram-se na segunda-feira (12), com o Presidente do Instituto de Previdência Municipal dos Servidores do Município de Viçosa (IPREVI), Edivaldo Antônio da Silva Araújo, e com o Diretor Previdenciário do Instituto, Evair Barbosa de Souza, para tratar sobre os fundos previdenciários geridos pelo IPREVI.

Os representantes esclareceram que, atualmente, o IPREVI é responsável por gerir dois fundos. O fundo previdenciário é destinado aos servidores que foram contratados após o ano de 2003 e apresenta projeção de déficit para o ano de 2034 demandando, assim, de aporte financeiro para ativos futuros como forma de prevenção. Já o fundo financeiro é destinado aos servidores admitidos antes de 2003 e já apresenta déficit e, por isso, será necessário aporte de recurso para cobrir esse saldo negativo.

Em razão disso, foi contratado pelo Instituto um especialista atuário para elaboração de cálculo com o objetivo de equilibrar os fundos e foi proposto, durante a reunião, que seja realizada audiência pública destinada aos gestores e à toda a população, para que o especialista tenha a oportunidade de esclarecer a premissa de cálculo realizada e a situação de cada fundo administrado pelo IPREVI.

De acordo com Geraldão, a audiência, que está prevista para acontecer na quinta-feira, 05 de setembro, na Câmara Municipal, terá como objetivo garantir mais transparência para toda a população sobre os trabalhos realizados pelo IPREVI “precisamos incluir a população nas decisões que são tomadas a partir de investimentos públicos”, disse.  Para o Presidente Antônio Elias, medidas como essa são muito importantes para viabilizar o entendimento da população sobre as questões financeiras do Município “queremos dar mais condições de acesso à comunidade viçosense a assuntos como esse, que dizem respeito a todos nós”, concluiu o Presidente.

Fonte: Câmara Municipal de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade