JOVENS DE VIÇOSA PARTICIPAM DE PLENÁRIA REGIONAL DO POLO CAPARAÓ
16 de agosto de 2019

O Polo Caparaó, coordenado por Viçosa, realizou na tarde da quarta-feira (14), na Câmara Municipal de Ubá, a Plenária Regional do Projeto Parlamento Jovem de Minas (PJ) 2019. O evento, que antecede a Etapa Estadual do PJ, contou com a presença de cerca de 160 pessoas incluindo estudantes de Ensino Médio e representantes políticos das cidades pertencentes ao Polo que também é composto por Paula Cândido, Piedade de Ponte Nova, Piranga, Ponte Nova, Ubá, Urucânia e Visconde do Rio Branco.

A abertura da sessão teve a participação do Presidente da Câmara Municipal de Viçosa, Vereador Antônio Elias Cardoso (PTB), do Presidente da Câmara Municipal de Ubá, Vereador Jorge Custódio Gervásio (Jorge da Kombi) (PHS), da Presidente da Câmara Municipal de Ponte Nova, Vereadora Ana Maria Ferreira Proença (Aninha de Fizica) (PSB), além de outros representantes das Câmaras que integram o Polo.

Durante a Plenária, as propostas referentes ao tema “Discriminação étnico-racial” que haviam sido priorizadas nos Grupos de Trabalho Regional, na semana anterior, voltaram a ser discutidas e votadas para que ao final fossem escolhidas sete propostas para serem defendidas na Etapa Estadual que acontecerá em Belo Horizonte no dia 20 de setembro.

A Mesa Diretora para a condução dos trabalhos foi composta por seis estudantes, sendo um deles o viçosense Kaleb Galdino. Eles foram os responsáveis por guiar a discussão das propostas com os subtemas “Desigualdades socioeconômicas”, “Violências por motivos étnico-raciais” e “Direito às identidades e à diversidade cultural”. Algumas das propostas que serão levadas à Plenária Estadual são relacionadas a educação, projetos sociais, além de empregos e ampliação de serviços de denúncias.

Ao fim do evento cada cidade apresentou uma sugestão de tema para o próximo ano, sendo o escolhido “Combate a homofobia”, sugerido pela cidade de Ponte Nova. O tema será novamente levado para votação na Etapa Estadual.

O Presidente Antônio Elias ressaltou a satisfação em ver o engajamento político dos jovens presentes “é um enorme prazer olhar para vocês aqui, agora, e enxergar jovens tão envolvidos, juntos em prol de mudanças positiva no nosso País”, disse.

O Parlamento Jovem de Minas, promovido em Viçosa desde 2010, é uma iniciativa da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), por intermédio da Escola do Legislativo, e da PUC Minas, desenvolvido em parceria com as câmaras municipais, e tem como objetivo buscar a formação política dos jovens e incentivá-los a participar ativamente dos debates, exercendo sua plena cidadania. Este ano, em sua 16ª edição, o projeto conta com a participação de 107 câmaras, distribuídas em polos regionais.

Fonte: Câmara Municipal de Viçosa.

publicidade

publicidade

publicidade