PRESIDENTE DO CONSELHO NACIONAL DE EDUCAÇÃO MINISTRA AULA MAGNA NA UFV
16 de agosto de 2019

O presidente do Conselho Nacional de Educação, Luiz Roberto Liza Curi, ministrou hoje (15/08) a Aula Magna de abertura do segundo semestre letivo na Universidade Federal de Viçosa (UFV). O evento reuniu centenas de pessoas, entre estudantes, professores, técnicos administrativos e membros da comunidade viçosense, no auditório da Biblioteca Central (BBT), no campus Viçosa.

Com o tema “Educação Superior no Brasil: diretrizes curriculares nacionais”, Curi apresentou um amplo panorama dos cursos de graduação no país, de modo a situar os presentes quanto aos desafios relacionados à formação de profissionais e ao que é demandado pelo setor produtivo. “Somos a oitava economia do planeta e o 15º no ranking de produção científica. No entanto, ocupamos o 76º lugar em inovação. Por que isso acontece? É preciso repensar esse sistema para haver maior sintonia entre indústria e meio acadêmico”, explicou.

De acordo com Curi, deve-se entender as diretrizes curriculares como um meio para estimular os cursos na direção de uma perspectiva inter e transdisciplinar, de modo a se ajustar melhor a novos contextos e expectativas. “Não se trata de um conjunto de regras burocráticas, mas de uma proposta de política institucional orientada mais para o desenvolvimento de competências do que para disciplinas”, observou, acrescentando que “se não houver uma reconstrução dos currículos, não mudamos essa realidade”.

O reitor da UFV, Demetrius David da Silva, ressaltou a abrangência do tema ministrado para o conjunto da instituição. “Nós estamos adotando uma estratégia de trazer profissionais de relevância no cenário nacional para que possam conhecer a nossa universidade, ver a seriedade do trabalho que nós realizamos aqui, e, além disso, abordar temas que são importantes para nossa missão institucional, em cada um de nossos cursos de graduação. É muito gratificante ter o presidente do Conselho Nacional de Educação conosco, como parte das comemorações dos 93 anos da UFV”, enfatizou. “Estamos muito satisfeitos com a presença dele, um dos maiores conhecedores brasileiros do assunto, que traz grande contribuição à nossa universidade”, disse a vice-reitora da UFV, Rejane Nascentes.

Luiz Roberto Curi ministrou Aula Magna e, em seguida, respondeu a perguntas vindas do público

Fonte: Portal UFV.

publicidade

publicidade

publicidade