Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


REFERENDO INICIA SEMANA DA CULTURA POPULAR
21 de agosto de 2019

'}}

A audiência pública para referendo popular de registro de patrimônios marcou a abertura da Semana Viçosense da Cultura Popular, na noite de ontem, segunda-feira, na Estação Cultura da Praça Hervé Cordovil. A solenidade contou com a presença do Prefeito Ângelo Chequer, do Presidente da Câmara dos Vereadores, Antônio Elias Cardoso, do Secretário de Cultura, Paulo Roberto Cabral (Paulinho Brasília) e de um expressivo número de pessoas, entre autoridades, homenageados, representantes dos bens tombados e familiares, que tomou todo o espaço do auditório da Estação Cultura da Praça Hervê cordovil, local de toda programação da semana.

A cerimônia foi conduzida pelo chefe do Departamento de Patrimônio Histórico, José Mário Rangel, e pela Professora Cristina Sueli. Na oportunidade, foram homenageados com a certificação de mestres e mestras griô Maria do Carmo Viana, João Laurindo Ferreira, José da Silva Ramos Filho, Orozina André, Euro Vaz de Mello, Maria José Lauriano, Rita Maria dos Santos, José Alberto Avelino, José dos Santos Filho, Luís Carlos Vítor, Francisca Alves da Silva, José do Espírito Santo Sant’Anna (In Memorian) e Salvador Penna (In Memoriam). Euro Vaz de Mello, Francisca Alves da Silva e Luís Carlos Vítor também receberam o certificado do Mérito Cultural Maria do Carmo Tafuri Paniago, que também se fez presente no evento.

A seguir, em diversas categorias, foi referendado o tombamento da Casa de Vó Cambinda da Fronteira da África – Ponto Distrital de Cultura Ancestral Dolores Ventura - Cachoeira de Santa Cruz; capoeira angola; feiras livres do produtor rural; feira de artesanato; ofício do sapateiro; ofício do alfaiate; benzeções; danças de terreiros de candomblé e umbanda; artesanato em cobre (Sérgio Pinheiro) e ofício do luthier (Jorge Nascimento), apito do mestre de bateria Raimundo do Carmo Pinto (Geraldo Pintinho); violão “Galo Preto” do seresteiro José do Espírito Santo Sant’Anna(Zé Bóia) e o boi da folia carnavalesca, de César  Sant’Anna e Castro; ondas sonoras da Rádio Montanhesa; viola caipira e teatro de bonecos; cavalhada; jubileu da padroeira Santa Rita de Cássia; banda do congo de Nossa Senhora do Rosário de São José do Triunfo (Rei do Congo, José Virgílio e Comitiva) e Festa de Nossa Senhora do Rosário de Cachoeirinha; Semana Santa ao Vivo; festa do ciclo junino – quadrilha (Antônio José); seresta e serenata (Fernando Paçoca); e quilombola do Buieié.

Durante a solenidade aconteceu também a apresentação do grupo de Capoeira Guerreiros de Zumbi, sob a coordenação de Luís Carlos Vitor, o Mestre Garnizé.

A realização da semana é da Prefeitura de Viçosa, por intermédio do Departamento de Patrimônio Histórico da Secretaria de Cultura.

Francisco de Castro (Jeremias)

Assessor de Eventos Turístico-Culturais