Entre os dias 27 de agosto e 27 de setembro, os postos de saúde receberão adultos e idosos para regularizar os cartões de vacinação. A campanha visa imunizar uma parcela maior da população, melhorando os indicadores de pessoas vacinadas no município.
"Ao deixar de se vacinar, não é só a própria saúde que é colocada em risco. A pessoa pode se tornar um transmissor de doenças principalmente para crianças e idosos, que são grupos mais vulneráveis. As vacinas auxiliam o sistema imunológico a desenvolver anticorpos contra vírus e bactérias. Assim, a imunização incompleta da população faz com que doenças que já estavam controladas, ou até erradicadas retornem, gerando transtornos de saúde pública" explica a Chefe do Setor de Imunização, Sara Oliveira.
De acordo com o Ministério da Saúde, a partir dos 20 anos é necessário se vacinar contra sarampo, caxumba, rubéola, hepatite B, febre amarela, difteria e tétano. A boa notícia é que para se proteger de todas essas doenças apenas quatro vacinas bastam!
A Tríplice Viral (SRC) - é tomada em dose única e protege contra sarampo, caxumba e rubéola.
A Dupla Adulto (DT) - protege contra difteria e tétano, sendo tomada em três doses iniciais, a segunda deve ser tomada dois meses após a primeira e a terceira quatro meses após a segunda. O reforço deve ser feito há cada 10 anos.
A Febre Amarela - de acordo com o risco epidemiológico do local a segunda dose deve ser ponderada.
A Hepatite B - para quem não foi vacinado na infância (ou nunca teve a doença) são recomendadas três doses, a segunda dose um mês após a primeira e a terceira, seis meses após a segunda.
Vacinas recomendadas para os idosos
Além de manter as vacinas acima em dia, pessoas acima de 60 anos compõe um grupo de risco para algumas outras doenças, assim devem tomar também:
Gripe - como o vírus da gripe sofre mutações, é importante atualizar a dose anualmente, criando assim anticorpos para variações da doença.
Pneumococo - com uma dose você está protegido contra pneumonia e meningite.
Para conseguir atender a todos os bairros, a Sala de Vacinas organizou a seguinte escala de atendimento:
Todos os dias:
Policlínica: 8h às 17h
PSF São José do Triunfo: 8h às 16h
Divisão de Saúde UFV: Todos os dias 13h30 às 16h30
Horário de funcionamento dos PSF para vacinação: 8h às 10h30h – 13h às 16hs.
3ª feira
PSF Cachoeirinha
PSF Nova Viçosa/Posses
PSF São José Barrinha/C. Nova
PSF Bom Jesus1
PSF Bom Jesus 2
PSF Santa Clara 1
PSF Santa Clara 2
4ª feira
PSF Novo Silvestre
PSF Silvestre
PSF Santo Antonio 1
PSF Santo Antonio 2
5ª feira
PSF São José Barrinha/C. Nova
PSF Nova Era
PSF Amoras
PSF São Sebastião
PSF João Braz*
6ª Feira
Nova Viçosa/Posses