Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


Grupos de apoio ao tabagista iniciam atividades
18 de setembro de 2019

'}}

Começaram na última quarta-feira, 11, as reuniões do grupo de apoio ao tabagista, a iniciativa faz parte do Programa Nacional de Controle do Tabagismo - PNCT. Serão realizados quatro encontros, um por semana ao longo do mês. Todo o processo é gratuito e tem por objetivo ajudar os interessados a largarem o cigarro.

Antes de iniciarem o tratamento, os participantes passaram por avaliações físicas e psicológicas, para indicação de tratamento específico a cada caso. Alguns utilizam o adesivo para reposição de nicotina, combinado com auxílio psicológico e a participação no grupo de apoio. Em outros, o uso do adesivo não é necessário, sendo recomendado o cloridrato de bupropiona para aliviar a ansiedade que pode ser causada pela abstinência do cigarro.

A farmacêutica, Yndiara Rodrigues, faz parte do grupo multiprofissional que atende os fumantes. Ela destaca a importância do apoio no processo de abandonar o vício. “O programa visa métodos baseado na abordagem cognitivo comportamental, que é um modelo de intervenção centrado na mudança de crenças e comportamentos que levam um indivíduo a lidar com uma determinada situação, por isso a importância dos encontros em grupo. Essa abordagem não visa apenas parar de fumar, mas também a prevenção da recaída.” E completa falando sobre a o uso dos adesivos e remédios “O objetivo da Farmacoterapia é minimizar os sintomas da síndrome de abstinência e facilitar a abordagem ao tabagista.”

Uma das participantes do programa é Karen Ferreira, que é estudante e tem 26 anos. Ela conta que começou a fumar de uma forma esporádica, mas com o tempo o cigarro se tornou parte da sua rotina “Eu pretendo colocar o adesivo amanhã e conseguir não fumar, espero que o grupo me ajude, pois sozinha não estou conseguindo.”

Grupo de tabagismo nos bairros

Além do unidade do Centro, também estão sendo realizados encontros nas Unidades Básicas de Saúde dos Bairros. Na segunda-feira (16), começaram os encontros na UBS de Novo Silvestre. Seu Geraldo Ferreira (53) é um dos 20 participantes do grupo. Ele conta que fuma há 30 anos e decidiu parar motivado pelos benefícios de uma vida mais saudável. “ Eu quero muito melhorar minha saúde, ganhar um pouco de peso, além disso vou economizar dinheiro”, explicou.

A unidade de novo silvestre é atendida pelo grupo 3 do Núcleo de Apoio à Família (NASF), formado pela  farmacêutica, Emile Batista; a nutricionista, Dayane Morais; a educadora física, Lúcia Aparecida da Cruz; e o psicólogo, Niwton Fernandes. Essa equipe já realizou grupos nos bairros de João Braz e Silvestre e no distrito de Cachoeira de Santa Cruz, atendendo mais de 60 pessoas ao todo.

De acordo com o psicólogo, Niwton Fernandes, o retorno dos pacientes tem sido positivo. “Cerca de 80% dos participantes pararam de fumar e nos procuram para relatar os benefícios dos novos hábitos como melhoria na pele, estão respirando melhor e fazem atividade física regularmente”, conta.

Programa Nacional de Controle do Tabagismo

O PNCT prevê a realização de ações multiprofissionais voltadas para o cuidado da pessoa tabagista. O Programa combina suporte psicológico, de grupo e medicamentoso no intuito de auxiliar os pacientes a controlarem o vício, para largar o vício. Desta forma, reduz-se o número de pacientes que vão a óbito em decorrência de doenças do uso do tabaco ou derivados.

Os grupos de apoio tem caráter rotativo, passando em uma Unidade Básica de Saúde UBS por mês. Durante o período de atenção àquela comunidade são realizados os encontros do grupo, além do atendimento clínico e psicológico na própria UBS do bairro.

Para participar dos encontros dos grupos de apoio, receber atendimento médico e orientações para parar de fumar procure a UBS do seu bairro!  As Unidades atendem de 07h às 11h e de 13h às 17h.

Fonte: Prefeitura Municipal de Viçosa.