Dados mensais de chuva em Viçosa não são tão baixos desde 2007
19 de setembro de 2019

Com chuvas abaixo da média, Viçosa, está em estado de emergência. De acordo, estudos realizados pelo pesquisador Hugo Thaner dos Santos da Universidade Federal de Viçosa (UFV), 2019, será o ano com menor taxa de captação de chuva dos últimos 12 anos.

Do período de janeiro a setembro, foi registrado baixo índice pluviométrico, com cerca de 517 milímetros.

Segundo uma análise de dados de chuvas mensais de Viçosa dos últimos 13 anos, feitas por Hugo Thaner dos Santos do Departamento de Engenharia Agrícola da UFV, estamos diante de um grave problema, pois 2019 tem sido o ano com menos eventos de chuvas desde 2007.

Para o pesquisador, são necessárias tomada de medidas do Poder Público a longo prazo, não somente quando as captações das estações reduzem, uma vez que entre os meses de abril e outubro, o índice de chuva é menor.

O último evento de chuva em Viçosa foi em 03/06/2019, ou seja, mais de 3 meses sem chuvas e os dados analisados nos indicam que os meses de maio a outubro são os meses críticos e que Viçosa nessa época deve obrigatoriamente economizar água para evitar problemas.

Com a situação de emergência decretada na cidade, pela Prefeitura Municipal de pelo Serviço Autônomo de Água e Esgoto de Viçosa, SAAE, ações como lavar calçadas, molhar logradouros públicos, lavar veículos em residências, dentre outras formas de desperdício, estão proibidas. O não cumprimento, pode levar à multas. Denúncias podem ser feitas pelo 3899-5600.

Seguem dados:

publicidade

publicidade

publicidade