Começaram os Jogos Escolares Viçosenses (JEVs) 2019. Tradição na cidade há 47 anos, o campeonato envolve alunos das escolas públicas e particulares do município e vão até o dia 6 de novembro.
A abertura aconteceu no Complexo Esportivo Municipal na noite desta quarta-feira (2) e contou com a participação do Prefeito Ângelo Chequer; do presidente da Câmara, vereador Antônio Elias Cardoso (PTB); dos vereadores Geraldo Luís Andrade (PTB), Arlindo Antônio Carneiro (PSDB) e Paulo Sérgio (PRTB), além dos atletas e representantes das escolas participantes. A tocha, cujas chamas representam a luz das celebrações esportivas, foi conduzida pela atleta tetra campeã olímpica, Bete do Peso.
A abertura do evento foi feita pelo Secretário de Cultura, Esporte e Lazer, Paulo Roberto Cabral, que desejou boa sorte a todos os atletas. O presidente da Câmara dos vereadores, Antônio Elias, parabenizou os organizadores do evento e o prefeito pela manutenção dessa competição tão importante para a integração da comunidade educativa de nosso município. O Prefeito Ângelo Chequer disse sobre o "quanto é gratificante ver a quadra do Complexo Esportivo Municipal tão cheia de jovens atletas" e sente que "valeu a pena o investimento que já foi feito na recuperação daquele espaço", bem como a construção de diversas quadras poliesportivas nas escolas do município. Para surpresa de todos e euforia dos estudantes, o Prefeito anunciou que a equipe com melhor desempenho ganhará uma viagem.
Participam dos jogos deste ano 20 instituições públicas e privadas. As modalidades disputadas são Futsal, Voleibol, Handebol, Basquetebol, Queimada, Tênis de Mesa, Peteca e Xadrez. Pedro Lucas, do 7º ano da Escola Estadual José Lourenço de Freitas, irá disputar o JEVs pela primeira vez. Jogando como pivô no time do Futsal da sua escola, ele conta que está na expectativa de que a equipe conquiste vitórias importantes, objetivando o melhor desempenho da sua equipe na competição.
Todos os presentes na quadra poliesportiva vibraram com o anúncio da entrada da tocha pelas mãos de Maria Elisabete Jorge, a "Bete do Peso", primeira atleta feminina a defender o Brasil em uma Olimpíada. Viçosense, ela começou no esporte somente aos 35 anos, em 1991. Com entusiasmo, falou da sua alegria em poder participar da abertura desses jogos. "Muito me honra participar e ver tantos jovens buscando o esporte como um caminho para seu crescimento pessoal e, quiçá, profissional". Para encerrar a abertura, alguns alunos do Centro Experimental de Artes fizeram uma apresentação de dança.