Nessa segunda-feira (14), moradores de Viçosa presenciaram diversos picos de energia na cidade. Os picos, que eram intermitentes, tiveram início no começo da tarde e se estenderam até a noite.
Segundo o Gerente de Relações Institucionais da Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig), Ricardo Sampaio, os picos de energia enfrentados em Viçosa ontem aconteceram devido a uma batida de carro em um poste com interligações de fios, próximo à subestação de energia de Viçosa, que fica próxima ao Hospital São João Batista.
Ricardo destacou que foram feitas manobras de interligação para que o fornecimento de energia fosse normalizado. Ele afirmou que o poste em questão possuía uma interligação de fios que alimenta as principais regiões da cidade, o que causou os picos gerais.
Ele ainda salientou que o fato foi uma questão pontual e que não houve nenhum tipo de sobrecarga, estando a situação já normalizada.
Nova subestação
O gerente afirmou que a nova subestação de energia já está iniciando a fase de construção em Viçosa. De acordo com ele, o terreno da subestação já foi definido e a previsão de finalização da obra é para 2021/2022.
Dificuldades em ligações elétricas
Outra questão que tem gerado bastante questionamento entre a população viçosense é a dificuldade para obtenção de ligações elétricas.
Em se tratando das ligações rurais, Ricardo ressaltou que a Cemig segue um padrão imposto pela Aneel, que determina que apenas terrenos com documentação em dia e de área rural, que tenham matrícula e acima de três hectares, podem ter essa ligação efetuada de forma gratuita.
Contudo, Ricardo evidenciou que, no geral, a Cemig não tem recebido reclamações a respeito das ligações elétricas na área urbana. "Com a documentação em dia e todos os papéis necessários, geralmente na área urbana a ligação elétrica acontece de forma bem tranquila", disse.