Abertas oportunidades de bolsas e intercâmbios para Itália, Japão e Portugal
17 de outubro de 2019

A Diretoria de Relações Internacionais (DRI) divulgou oportunidades de bolsas e intercâmbios para a Itália, Japão e Portugal, conforme os editais abaixo:

Itália - Pesquisadores doutores e estudantes de mestrado e doutorado podem concorrer a uma oportunidade de bolsa para período de pesquisa em universidades italianas por meio da Chamada Pública para mobilidade Mobility Confap Italy – MCI 2019As inscrições devem ser feitas até 21 de outubro.

As instituições italianas disponíveis para mobilidade podem ser consultadas no site do MCI . Todos os detalhes estão disponíveis no site da DRI e dúvidas sobre a chamada podem ser esclarecidas pelo e-mail confap.mci@gmail.com.

Portugal - O Instituto Politécnico de Bragança (IPB) abriu o edital 01/2020 para a recepção de professores visitantes. Os interessados devem submeter candidatura no site da IPB até 31 de outubro.

Japão - O Programa Keizo Obuchi está oferecendo bolsas, no valor de 10 mil dólares, a jovens (nascidos a partir de 01/01/1979 com mestrado) que queiram realizar ou continuar suas pesquisas fora do país nas seguintes áreas de interesse da Unesco: meio ambiente, com ênfase em redução de riscos de desastres; diálogo intercultural; tecnologias da informação e comunicação, e resolução pacífica de conflitos.

As candidaturas devem ser realizadas até 29 de outubro pelo e-mail comissao.unesco@itamaraty.gov.br. A Comissão da Unesco no Brasil selecionará, no máximo, duas candidaturas, até 29 de novembro. Todos os detalhes sobre o processo seletivo estão disponíveis no site da Unesco.

Fonte: Portal UFV - Divulgação Institucional.

publicidade

publicidade

publicidade