UFV assina convênio de cooperação para desenvolvimento da agricultura na África
19 de novembro de 2019

Representantes do Fórum de Pesquisa Agrícola na África (Fara) estiveram no campus Viçosa para formalizar parcerias com a Universidade. Dentre as ações estabelecidas, nesta segunda-feira (18), o reitor Demetrius David da Silva e o diretor-executivo do Fara, Oseyemi Akinbamijo, assinaram um convênio de cooperação para o desenvolvimento da agricultura na África.

Com o convênio, a expectativa é que a UFV receba até 180 estudantes, em 2020, pelo Programa Bolsa de Pesquisa e Inovação Agrícola para a África (Arifa) em cursos de curta duração relacionados ao agronegócio brasileiro e em programas de mestrado em agricultura e alimentação. Esses cursos de curta duração serão ministrados em inglês e integrarão o Brazilian Agribusiness Program, que começará em agosto de 2020, com temas como introdução ao agronegócio no Brasil, laticínios e cadeias de carnes, café, milho, algodão, laranja, soja, cana de açúcar, biocombustíveis e biomateriais. As tecnologias apresentadas nos cursos poderão ser replicadas e adaptadas nos países africanos, com condições ambientais semelhantes a algumas áreas do Brasil. Além disso, a partir da parceria para mestrado serão oferecidas vagas para os bolsistas da Arifa em todos os programas de pós-graduação da UFV relacionados à agricultura.

De acordo com o reitor Demetrius David da Silva, a UFV já tem um histórico de parcerias com o continente africano, chegando a receber mais de 300 estudantes de mais de 20 países da África, para bacharelado, mestrado e doutorado. Agora, essa parceria será ampliada e potencializada, com grandes possibilidades de intercâmbios de estudantes da Universidade para a África e vice-versa. “A UFV está sendo o ponto focal dos países do continente africano no Brasil e isso tem sido bastante relevante porque permite que tenhamos um avanço expressivo no processo de internacionalização”, destacou.

Para o diretor de Relações Internacionais, Vladimir Oliveira Di Iorio, os pesquisadores da UFV têm desempenhado um papel importante nas ações realizadas pela Agência Brasileira de Cooperação na África, principalmente relacionadas à Agricultura e Alimentação. A lista de países envolvidos inclui Argélia, Angola, Botsuana, Burkina Faso, Congo, São Tomé e Príncipe e Zimbábue. Como as condições climáticas e ambientais em várias regiões do Brasil são semelhantes às encontradas na África, há condições favoráveis para adaptar, cada vez mais, ao continente africano algumas das importantes tecnologias agrícolas desenvolvidas no Brasil. “A UFV possui o conhecimento necessário para implementar esse processo e a Fara é o parceiro ideal para tornar o conhecimento mais rápido nos lugares certos. Acreditamos que o programa Arifa pode ser uma ferramenta importante para alcançarmos nossos objetivos”, ressaltou.

Além da assinatura do convênio, os representantes do Fara, Oseyemi Akinbamijo, Abdulrazak Ibraim, Irene Annor-Frepomg e Endi Ezengwa, visitaram programas de pós-graduação da UFV e o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS).

Divulgação Institucional - campus Viçosa

Fotos: Matheus Garcia

 

.

publicidade

publicidade

publicidade