Profissionais da saúde de Viçosa e de mais 29 cidades participaram, nesta quarta-feira (20), do Encontro de Hanseníase - Municípios silenciosos nos últimos 5 anos, promovido pela Secretaria de Saúde e Superintendência Regional de Saúde de Ponte Nova.
O encontro aconteceu das 8h às 17h. Na parte da manhã, houve sensibilização e capacitação sobre busca ativa e avaliação em hanseníase no município de Viçosa, direcionadas a gestores, coordenação da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária, enfermeiros e agentes comunitários de saúde (ACS). À tarde, a programação envolveu o treinamento sobre diagnóstico e tratamento em hanseníase para os municípios da região de Viçosa, voltado a gestores, coordenação da Vigilância em Saúde e da Atenção Primária, médicos, enfermeiros e equipes dos centros de referência.
De acordo com a especialista em políticas de Saúde, Karine Cardoso, 50% dos municípios de Minas Gerais estão silenciosos em relação a esta doença e precisam realizar a busca ativa. “Precisamos entender se não existem casos ou são casos desconhecidos. Para isso, precisamos fortalecer o sistema de vigilância e informação para monitoramento e avaliação das ações de controle em todos os níveis de atenção", afirmou Karine.
HANSENÍASE
A hanseníase é uma doença crônica, transmissível, de notificação compulsória e investigação obrigatória em todo território nacional. Possui como agente etiológico o Micobacterium leprae, bacilo que tem a capacidade de infectar grande número de indivíduos e atinge principalmente a pele e os nervos periféricos.
Com capacidade de ocasionar lesões neurais, a doença possui um alto poder incapacitante, principal responsável pelo estigma e discriminação às pessoas acometidas por ela. A infecção por hanseníase pode acometer pessoas de ambos os sexos e de qualquer idade. Entenda os sintomas e tratamentos no site do Ministério da Saúde: http://www.saude.gov.br/saude-
Fonte: Prefeitura de Viçosa (PMV).