Rádio Montanhesa

Rádio Q FM

TV Montanhesa

Live Rádio Q FM

Anuncie


UFV realiza tradicional homenagem a ex-alunos
17 de dezembro de 2019

'}}

Milhares de pessoas – entre atuais e antigos estudantes, familiares e amigos – estiveram presentes neste final de semana em Viçosa por ocasião da 84ª Reunião Anual da Associação de Ex-Alunos (AEA), cuja sessão solene, realizada no sábado (14), foi marcada pelo clima festivo e nostálgico proporcionado por variadas gerações de egressos da instituição.

Como ocorre tradicionalmente, a cerimônia no Espaço Acadêmico-Cultural Fernando Sabino reuniu integrantes de turmas formadas de 5 a 70 anos atrás, em quinquênios. Foram homenageados aqueles que comemoram, em 2019, jubileus de prata (25 anos de formatura) e de ouro (50 anos), bem como dos demais quinquênios acima de meio século de graduação. Seus membros receberam diplomas comemorativos. A turma mais antiga, formada há 70 anos, teve dois representantes no evento – um deles foi Luiz Marques Pereira, bastante entusiasmado pelo reconhecimento. “Sou muito orgulhoso de fazer parte dessa história, que tenho a felicidade de relembrar nesta data. A UFV é uma parte muito importante da minha vida”, destacou.

A cerimônia também promoveu a entrega da Medalha do Mérito do Ex-Aluno da UFV, concedida aqueles cuja trajetória profissional é marcada por grandes realizações. Em 2019, o medalhista foi o engenheiro agrônomo Mário Ramos Vilela, que discursou ressaltando o papel de muitos dos egressos da UFV no desenvolvimento do país. Segundo Vilela, “é uma honra participar dessa comemoração, ao lado de familiares e amigos".

Outro destaque da 84ª Reunião foi a comemoração dos 50 anos da turma Carcará, representada por expressiva quantidade de membros. “Estamos muito satisfeitos com esse momento. É a chance de reencontrar amizades e fortalecer nossa união”, observou um dos organizadores do grupo, Antônio Carlos Ribeiro, o popular professor Dudu.

A participação dos egressos na construção do patamar alcançado pela instituição, atestado em diversas avaliações e rankings, foi enaltecida pelo reitor Demetrius David da Silva. “É um evento muito emblemático, pois o maior patrimônio que temos são nossos ex-alunos, que têm uma ligação muito grande com a Universidade, vivenciando-a ao longo de suas existências. Não são propriamente ‘ex’-alunos, já que continuam a ser parte da UFV, o que muito nos orgulha”, exaltou.

Por sua vez, a presidente da AEA, professora Ângela Stringheta (primeira mulher a ocupar o cargo), enfatizou o trabalho de resgate de documentos históricos que a Associação vem desenvolvendo. “Investimos muito na digitalização, de modo a preservar esse legado não apenas para aqueles que já integram nossa comunidade de ex-alunos, mas também para que futuros estudantes tenham ciência dessa trajetória”.

Fonte: UFV.