De mestre a aprendiz: professor de Física da UFV conclui graduação em jornalismo
23 de janeiro de 2020

Antônio Carlos Vieira é destaque não somente por receber a menção honrosa, mas também pelo fato de ter sido professor do Departamento de Física da Universidade Federal de Viçosa (UFV). Toninho, como é conhecido, começou a dar aulas na instituição em 1980. No ano de 2016, aos 58 anos, resolveu cursar jornalismo. Inicialmente, conciliou as atividades de docente e estudante, mas decidiu se aposentar no mesmo ano.

Para ele, o período de quatro anos da mais nova graduação foi “um tempo muito bom, de aprendizado”. Toninho avalia essa fase: “as novas experiências e conquistas fazem de mim, hoje, mais humano do que quando entrei. Quatro anos se foram desde então. A amizade, o carinho, o respeito e consideração colhidos dos colegas, professores e servidores mostram o quanto me engajei na tarefa de assentar novamente nos bancos escolares”.

Aos 62 anos, Toninho reconfigurou o lugar de professor, de alguém com uma carreira consolidada. Demonstrou dedicação em busca de novos conhecimentos em outra área. Uma marca de destaque é sua humildade e o respeito no relacionamento com os professores do Curso, incluindo os mais jovens, sempre pautado pelo diálogo, pela cordialidade e pelo reconhecimento. Esse mineiro acolhedor é exemplo no trato também com os colegas de turma e funcionários do DCM.

Na semana das festividades de formatura, Toninho era só sorriso e gratidão. “Participar de todas as atividades da maior festa de formatura das universidades brasileiras não tem preço. Roubo o jargão de minha querida professora Kátia Fraga para dizer: Saio daqui engrandecido, com muita ‘alegria no coração”, disse.

Fonte: Departamento de Comunicação Social (DCM).

publicidade

publicidade

publicidade