Fortes chuvas castigam diversos pontos de Viçosa e região
24 de janeiro de 2020

Os motoristas que passarem pela rodovia que liga Coimbra a Ervália a partir desta sexta-feira (24) devem ter atenção. Devido às fortes chuvas que atingem a região, os dois desvios que foram construídos na BR-356, entre Ervália e Coimbra, foram tomados pelas águas e estão interditados, como mostra o vídeo abaixo:

Em um terceiro ponto, no trecho próximo aos Quartéis, perto da torradeira de café, o asfalto começou a ceder. Em função disso, metade da pista foi comprometida.

Estrada Coimbra/Ervália.

Já entre Cajuri e Ervália, logo depois da Capivara dos Gomes, as águas abriram uma cratera na estrada. Também há relatos de que uma árvore caiu no local.

Capivara dos Gomes.

Capivara dos Gomes.

Entre Teixeiras e Viçosa, um barranco cedeu na curva do Coqueiro, deixando trânsito em meia pista.

Viçosa

A chuva forte que atinge Viçosa e região provocou alagamentos e transtornos em diversos pontos da cidade.

No acesso ao bairro Nova Viçosa, passando pela Rua da Conceição, próximo a um posto de gasolina em construção, houve dois deslizamentos de barrancos e queda de árvore. Devido à quantidade de lama no local, o trânsito está em meia pista.

No Bairro de Lourdes, foram registrados alagamentos em alguns pontos.

 

Em 24 horas, 45 ocorrências foram registradas, sendo 95% delas referentes a queda de barrancos. Não houve feridos nem mortes. Registraram-se 8 famílias desalojadas e 1 desabrigada.

Diante do quadro dos últimos dias, o Prefeito Ângelo Chequer decretou Situação de Emergência, em áreas afetadas, através do Decreto 5.411/2020. São elas: Silvestre, Vau Açu, Amoras, Betânia, Bernardes Filho, Bela Vista, Boa Vista, Nova Viçosa, Posses, Zona Rural (Pau de Cedro), Córrego São João, Centro, Fátima, Clélia Bernardes, Sagrada Família, Bom Jesus, Estrelas, Cachoeira de Santa Cruz, São José do Triunfo, Inácio Martins, Nova Era, Barrinha, Cidade Nova, Violeira, Laranjal  (São José), Santa Clara, Santo Antônio, Vale do Sol, Lourdes, Maria Eugênia, São Sebastião, Conceição.

Guiricema

Ruas de Guiricema ficaram completamente alagadas. Segundo a chefe de gabinete da Prefeitura, Taís Santos, diversos carros ficaram submersos e moradores estão ilhadas dentro de casa.

De acordo com o Executivo, a Defesa Civil e o Corpo de Bombeiros atuam nas ruas do município. Em alguns pontos, moradores estão isolados.

Muriaé

Conforme os bombeiros, 20 pessoas foram removidas preventivamente pela Defesa Civil em quatro residências que ficam em área de risco.

Ubá

Até a tarde deste sábado (25), a Defesa Civil de Ubá registrou 30 pessoas desalojadas, que foram encaminhadas para casa de familiares e três pessoas desabrigadas, que foram encaminhadas para a Casa Cidadã. Nove imóveis estão interditados, nos bairros Inês Grôppo, Industrial, Centro, Meu Sonho e São Domingos.

Segundo dados da pasta coletados às 20h30 de sexta-feira, choveu em Ubá cerca de 124,1 milímetros em 24 horas.

Muriaé

Já em Muriaé, segundo a Defesa Civil, o número de desalojados chegou a 300 pessoas neste sábado (25), que foram encaminhados para casas de familiares e 46 desabrigados, que foram levados para o Centro de Formação e Ascensão Social (Cefas).

Até o momento, quatro imóveis foram interditados. De acordo com os bombeiros, foram registrados diversos danos estruturais na cidade.

Fonte: G1.

publicidade

publicidade

publicidade