INSS: mensagem que circula no WhatsApp sobre mudança nas regras da prova de vida é falsa
24 de janeiro de 2020

Circula pelas redes sociais uma mensagem que diz que termina em 28 de fevereiro o prazo para que todos os aposentados e pensionistas que recebem benefícios do INSS realizem a prova de vida. É mentira.

O prazo para realização da prova de vida não se encerra em 28 de fevereiro. Os beneficiários têm de comparecer uma vez a cada 12 meses à agência onde recebem o benefício para realizar o procedimento. As datas de comparecimento variam de banco para banco.

O procedimento – que exige que o beneficiário vá à agência bancária onde recebe o benefício para provar que está vivo – é realizado para evitar fraudes. Ele é obrigatório para todos os beneficiários do INSS.

Algumas instituições definem que a prova de vida deve ser realizada na data de aniversário do benefício. Outros convocam o beneficiário um mês antes de vencer o prazo da última prova.

A mensagem falsa começou a circular em 2019. A confusão ocorreu, em parte, porque, excepcionalmente em 2018, o INSS deu prazo adicional até 28 de fevereiro daquele ano para atender os segurados que não tinham feito a comprovação de vida no prazo original em 2017. Um detalhe que mostra que o texto foi apenas reciclado é que 2020 é ano bissexto (e, portanto, o mês de fevereiro acaba apenas no dia 29).

O INSS e a Secretaria da Previdência dizem que os beneficiários devem consultar diretamente seu banco pagador para saber quando devem fazer a prova de vida. O procedimento tem que ser feito todo ano para que o aposentado ou pensionista não corra o risco de ter o pagamento suspenso.

Fonte: Fato ou Fake.

publicidade

publicidade

publicidade