Cento e uma cidades de Minas Gerais já decretaram situação de emergência em função das fortes chuvas que atingiram o estado nos últimos dias, de acordo com a Defesa Civil Estadual. Ao todo, são 44 pessoas mortas em 14 municípios e ainda outras 19 que permanecem desaparecidas, segundo último boletim do órgão, publicado nesse domingo (26).
O primeiro decreto oficial do governo a respeito da situação de emergência contemplou 47 cidades mineiras arrasadas pelas chuvas e havia chegado a público também no domingo.
Algumas horas depois, o número de municípios fortemente afetados subiu para 99 e chegou, na manhã desta segunda-feira (27), a 101. A expectativa é que um novo decreto estadual que possa contemplar essas cidades seja publicado ainda no período da manhã.
O decreto é válido por 180 dias e, de acordo com o governador Romeu Zema (Novo), apontar situação de emergência facilita as "ações de resposta e reabilitação do cenário". Não apenas, Minas Gerais vive luto oficial de três dias por causa das tragédias causadas nesses poucos dias de chuva.
Viçosa, Ervália, Muriaé, Senador Firmino, Ubá e Visconde do Rio Branco estão entre os municípios mineiros em situação de emergência.
Fonte: O Tempo.