A Secretaria de Saúde Municipal está realizando um recadastramento de usuários do Sistema Único de Saúde (SUS) em Viçosa. O objetivo é enquadrar os moradores no novo modelo de financiamento da atenção primária.
A atualização e inserção para quem ainda não está dentro do sistema serve para fazer um mapa de planejamento e ações de saúde para cada território com o objetivo de dar mais qualidade no atendimento à população.
A ação, que se iniciou em outubro, com todos os agentes de saúde em campo, precisa do apoio da comunidade para atingir a meta. “Temos hoje, segundo o IBGE, 78.846 cidadãos no município, cadastramos 54%, desde outubro, quando recebemos a orientação do Ministério da Saúde. Mas queremos fazer cadastro de 100% da população. E, para cumprir a meta, no prazo, precisamos que as pessoas procurem o PSF mais próximo de sua residência e façam o cadastro”, explica o secretário municipal de Saúde, Marcus Schitini.
Para fazer a atualização do Cartão SUS, é preciso levar os seguintes documentos:
Os agentes comunitários de Saúde (ACS) também estão visitando as casas dos usuários da rede municipal de saúde para a atualização cadastral. Na atualização são preenchidas informações na ficha do E-SUS, do Ministério da Saúde, sobre o domicílio e cadastro pessoal de cada pessoa na residência com o histórico de saúde e o número do cartão do SUS.
Se sua rua não é contemplada pelo mapa de atuação dos Agentes de Saúde, procure a Unidade de Saúde mais próxima de sua residência.
Fonte: Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV).