A Secretaria de Saúde realiza um trabalho de ajuda aos dependentes de nicotina por meio do Núcleo de Apoio à Saúde da Família. No bairro Nova Era, o NASF II iniciou um novo grupo no último dia 22. São 25 fumantes que participarão de cinco encontros recebendo orientação e medicação.
Segundo a farmacêutica do NASF, Yndiara Rodrigues, após avaliação médica é constatado o nível de dependência do paciente. Em seguida, ele, participando dos encontros, recebe a medicação necessária para redução da ansiedade e da dependência de nicotina. "Aqui nós fornecemos, além do medicamento, informações importantes para que o paciente consiga parar de fumar. Somente a medicação, sem esses encontros que fazemos, pode não contribuir para o objetivo do fumante, que é parar de fumar", concluiu.
Jean Gomes, de apenas 22 anos, conta que fuma desde os 14 e, agora, começou a sentir um cansaço que não seria natural para a idade dele. "Eu pratico atividade física e o uso do cigarro estava me atrapalhando muito", afirmou. Ele conta ainda que, desde o primeiro encontro do grupo, não fumou mais.
Eliana Maria do Carmo, de 45 anos, fuma há 30 anos e tem certeza de que, com a ajuda do grupo, vai parar de fumar. "Aqui no grupo, a gente recebe orientações, troca informações com outras pessoas que também fumam e ganha mais força pra lutar", completou ela.
Texto e fotos: Prefeitura Municipal de Viçosa (PMV).